Resource implementa portal interativo no TRF em Recife

1

O Brasil encerrou o ano de 2015 com cerca de 102 milhões de processos tramitando no Judiciário, excluindo aqueles que estavam no Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o relatório "Justiça em Números", produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com o objetivo de facilitar o atendimento a esses processos e proporcionar mais agilidade e transparência para servidores, advogados, magistrados e usuários dos sistemas PJe (Processo Judicial Eletrônico) e Creta (cadastramento), a Resource implementou o Exodus, um portal interativo criado para registrar as solicitações dos usuários, referente aos sistemas judiciais do Tribunal de Justiça Regional Federal da 5ª Região – TRF5, com sede no Recife (PE).

A ferramenta permite a abertura de chamados para reportar dúvidas e erros ou solicitar melhorias no PJe e Creta. Esses chamados são dirigidos para cada setor responsável, de acordo com o conteúdo mencionado. O interessado pode acompanhar todo o trâmite da solicitação por um sistema unificado. As requisições ficam divididas em: "em andamento", "aguardando atendimento", "pendente de solução", "aguardando disponibilidade do cliente" e "resolvido". É possível também interagir com o grupo de suporte do PJe e Creta por meio de texto ou documentos anexos.

Karla Ramos, servidora do núcleo da Secretaria Judiciária do TRF5, responsável pelo PJe e uma das profissionais que mais utilizam a solução, diz que o Exodus trouxe mais dinamismo para a equipe. "Trabalhamos de uma forma muito mais organizada e conseguimos acompanhar o passo a passo de cada solicitação, já que todas ficam registradas no sistema. A novidade facilitou muito a nossa comunicação interna", afirma. Antes do portal, Karla comenta que todo esse processo era feito via e-mail.

"O sistema do Exodus é bastante dinâmico e intuitivo. Além dos textos, é possível incluir prints de telas, vídeos, descritivos, ou seja, há uma série de recursos que ajudam o suporte a resolver o problema com mais agilidade", afirma Fernando Perez, Diretor da Resource da Região Nordeste. Outro diferencial, segundo o executivo, é que a Resource, responsável pela sustentação do portal, encaminha uma visão geral da operação diariamente para a equipe de suporte dos sistemas. O Exodus permite ainda a extração de dados e relatórios sobre os atendimentos.

Perez ressalta que a solução também pode ser implementada em outros segmentos de mercado: "por ser totalmente personalizável, pode auxiliar os negócios em outros setores, como bancário e farmacêutico. O Exodus também traz benefício econômico, uma vez que exclui a necessidade de investimento em novas licenças de software".

Segundo Karla, qualquer usuário que perceber lentidão ou problemas no site do Processo Judicial Eletrônico pode acessar o portal e abrir um chamado. "Certa vez, encaminhei uma solicitação para incluírem um hiperlink dentro da página Fale Conosco e, em apenas 15 minutos, a requisição foi solucionada. Sem o Exodus, o chamado demoraria muito para ser resolvido, além de ser mais difícil de acompanhar seu andamento", diz Karla. Em funcionamento desde dezembro de 2015, o portal já teve 3 mil ocorrências atendidas até o momento.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.