O Brasil encerrou o ano de 2015 com cerca de 102 milhões de processos tramitando no Judiciário, excluindo aqueles que estavam no Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o relatório "Justiça em Números", produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com o objetivo de facilitar o atendimento a esses processos e proporcionar mais agilidade e transparência para servidores, advogados, magistrados e usuários dos sistemas PJe (Processo Judicial Eletrônico) e Creta (cadastramento), a Resource implementou o Exodus, um portal interativo criado para registrar as solicitações dos usuários, referente aos sistemas judiciais do Tribunal de Justiça Regional Federal da 5ª Região – TRF5, com sede no Recife (PE).
A ferramenta permite a abertura de chamados para reportar dúvidas e erros ou solicitar melhorias no PJe e Creta. Esses chamados são dirigidos para cada setor responsável, de acordo com o conteúdo mencionado. O interessado pode acompanhar todo o trâmite da solicitação por um sistema unificado. As requisições ficam divididas em: "em andamento", "aguardando atendimento", "pendente de solução", "aguardando disponibilidade do cliente" e "resolvido". É possível também interagir com o grupo de suporte do PJe e Creta por meio de texto ou documentos anexos.
Karla Ramos, servidora do núcleo da Secretaria Judiciária do TRF5, responsável pelo PJe e uma das profissionais que mais utilizam a solução, diz que o Exodus trouxe mais dinamismo para a equipe. "Trabalhamos de uma forma muito mais organizada e conseguimos acompanhar o passo a passo de cada solicitação, já que todas ficam registradas no sistema. A novidade facilitou muito a nossa comunicação interna", afirma. Antes do portal, Karla comenta que todo esse processo era feito via e-mail.
"O sistema do Exodus é bastante dinâmico e intuitivo. Além dos textos, é possível incluir prints de telas, vídeos, descritivos, ou seja, há uma série de recursos que ajudam o suporte a resolver o problema com mais agilidade", afirma Fernando Perez, Diretor da Resource da Região Nordeste. Outro diferencial, segundo o executivo, é que a Resource, responsável pela sustentação do portal, encaminha uma visão geral da operação diariamente para a equipe de suporte dos sistemas. O Exodus permite ainda a extração de dados e relatórios sobre os atendimentos.
Perez ressalta que a solução também pode ser implementada em outros segmentos de mercado: "por ser totalmente personalizável, pode auxiliar os negócios em outros setores, como bancário e farmacêutico. O Exodus também traz benefício econômico, uma vez que exclui a necessidade de investimento em novas licenças de software".
Segundo Karla, qualquer usuário que perceber lentidão ou problemas no site do Processo Judicial Eletrônico pode acessar o portal e abrir um chamado. "Certa vez, encaminhei uma solicitação para incluírem um hiperlink dentro da página Fale Conosco e, em apenas 15 minutos, a requisição foi solucionada. Sem o Exodus, o chamado demoraria muito para ser resolvido, além de ser mais difícil de acompanhar seu andamento", diz Karla. Em funcionamento desde dezembro de 2015, o portal já teve 3 mil ocorrências atendidas até o momento.
O Portal Exodus já teve 30 mil ocorrências atendidas até o momento.