Dubai é mundialmente reconhecida por seus esforços em tornar-se um modelo de cidade inteligente. Gerido pela DEWA (Dubai Eletricity and Water Authority), concessionária de água e energia, cidade está implantando o projeto de redes inteligentes que inclui a utilização de tecnologia de gateways de comunicação da brasileira CAS Tecnologia, através de uma parceria comercial com a multinacional Sensus.
"Os gateways de comunicação da CAS Tecnologia se conectam e monitoram milhares de pontos de medição de água, instalados nas residências e escritórios da cidade. Eles são capazes, por exemplo, de coletar a informação do quanto o consumidor utilizou de água em um determinado período", explica Juliano Abreu, gerente da CAS Tecnologia.
O equipamento da CAS Tecnologia opera online e é capaz de monitorar até 3 mil pontos de medição. Ele pode fazer transmissões de dados a cada 15 minutos, possui inteligência embarcada, consolidando e disponibilizando informações detalhadas ao sistema de gestão da concessionária.
Os gateways de comunicação monitoram, coletam e retransmitem os dados coletados dos medidores para o MDM (Metering Data Management), centro de controle operacional da Distribuidora de Água de Dubai, que faz a gestão dos dados, analisa o comportamento do consumo da água, identifica as perdas (vazamentos, desperdícios, etc), além de outras funções analíticas.
"O gateway de comunicação é uma peça fundamental no pilar de comunicação de uma rede inteligente, contribuindo assim para que toda a solução aumente a eficiência dos sistemas de produção e distribuição da água, além de prover sustentabilidade econômica e ambiental, melhorar a eficiência operacional da distribuição de água, melhorar a qualidade do serviço prestado ao consumidor e reduzir os custos com perdas na distribuição", diz Juliano.
Os equipamentos da CAS Tecnologia utilizados em Dubai foram instalados após o cumprimento de todo o processo de homologação do país. Este selo indica que o produto passou pelos testes necessários e foi considerado adequado às normas e ao sistema tecnológico local.
Além de Dubai, o gateway de comunicação da empresa foi homologado em países da União Europeia, além de África do Sul, Chile e Índia. A empresa já forneceu gateways de comunicação suficientes para monitorar mais de 9 milhões de pontos de medição pelo mundo.