A Rede Machado, maior rede varejista do interior do Mato Grosso, implementou o modelo de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para atender a legislação local. A empresa espera também reduzir as despesas com papel e diminuir os erros no processo de digitação das notas fiscais.
?Embora seja uma obrigatoriedade do Estado, certamente essa iniciativa apoiará a estratégia de crescimento da empresa?, avalia o gerente de TI, Joacir Testa. A empresa emite entre 5 mil e 6 mil notas fiscais de papel por mês, que serão substituídas pelo modelo eletrônico. A Rede Machado tem ao todo seis lojas, 2.500 funcionários e 110 caixas.
A solução de software utilizada, fornecida pela True Access Consulting, tem instalação remota, por meio de uma VPN (Virtual Private Network), é acessada via Internet e utiliza dados do ERP (ou outro sistema semelhante) para produzir o documento eletrônico. Ela envia as notas para a Secretaria da Fazenda estadual com certificação digital e acompanha o status, validando a conformidade com as exigências do governo.
De olho no mercado de NF-e, a True Access pretende crescer não só no Mato Grosso, mas também nas regiões Sul e Sudeste. Segundo o presidente da companhia, Celso Souza, a meta é conquistar clientes das áreas de grãos, madeireiras, frigoríficos e revendas de carros e autopeças e liderar o segmento de pequenas e médias empresas.