Aumento do uso de carteiras digitais demanda maior prevenção contra fraudes

0

Cada vez mais o consumidor busca por meios de pagamentos que ofereçam praticidade, comodidade e segurança. Por isso, o uso das carteiras digitais tem registrado um aumento significativo, principalmente porque permitem que usuários façam pagamentos de maneira extremamente prática, garantindo uma boa jornada de compra e contribuindo para a experiência do consumidor.

De acordo com um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos brasileiros das classes A, B e C que possuem smartphones já são usuários recorrentes das carteiras digitais. Para 47% dos compradores, a praticidade é o fator que estimula o seu uso, e 53% deles consideram um grande benefício a possibilidade de realizar transações mobile e ter a confirmação de forma instantânea.

Neste cenário, podemos ver que o cliente está mais aberto ao uso de soluções tecnológicas durante transações financeiras. Mas o próprio consumidor, cada vez mais ciente, também espera contar com um ambiente extremamente seguro para realizar estas operações – e está disposto, inclusive, a fornecer mais dados e passar por mais etapas de validações para confirmar um pagamento.

A pesquisa Consumer-Centric Authentication, feita pela Entersekt em parceria com a Pymnts, aponta que 2/3 da população norte-americana espera ser autenticada em transações de envio de dinheiro e aberturas de contas bancárias. Além disso, o estudo mostra que 1 a cada 4 entrevistados gostariam de adicionar fatores de autenticação nos acessos financeiros.

Apesar de a pesquisa ser realizada nos Estados Unidos, o cenário não é muito diferente no Brasil: os maiores players do segmento endossam essa teoria e trabalham ativamente para atingir um ponto de equilíbrio entre melhorar a experiência do consumidor, sem abrir mão da segurança do processo. E isso é uma atividade que envolve não somente os especialistas de prevenção em fraude, mas também setores de marketing, vendas e experiência do cliente.

É curioso imaginar que, às vezes, é necessário aumentar a fricção em determinado processo para garantir a melhor experiência do cliente. Mas, quando tratamos de um assunto tão sensível como pagamentos digitais, é necessário levar em conta que transparecer segurança para o cliente é fundamental para mantê-lo em nossa plataforma.

Há diversas maneiras de fazer isso, e estas alternativas variam de acordo com fatores como valor de transações, nível de conhecimento que se tem daquele usuário, risco de determinada operação e contexto. Mas, sempre, levando em consideração uma complicada, porém cada vez mais importante, variável: o equilíbrio entre experiência do consumidor e prevenção à fraude.

Tom Canabarro, cofundador da Konduto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.