Para dar conta da demanda gerada por suas quatro grifes (Morena Rosa, Maria Valentina, Zinco e Joy), o Grupo Morena Rosa vem investindo pesado em Tecnologia nos últimos anos. Seus 63 representantes, espalhados pelo país, estão agora equipados com o que existe de mais moderno, em termos de mobile computing.
São 70 smartphones HP iPAQ 610 que automatizam não somente a equipe de vendas mas também gestores internos e a equipe de suporte. O projeto foi idealizado pela equipe de TI do Grupo em conjunto com a empresa Wealth Systems, que identificaram na MGI a consultoria, os produtos e serviços que mais se adequaram às necessidades do projeto. Além do hardware fornecido pela MGI, a solução conta com o software SIM 3G, que foi desenvolvido totalmente em Java pela Wealth Systems.
"Somos usuários de mobilidade desde 2003, e o que fizemos foi partir para uma padronização dos nossos dispositivos de mobilidade, optando pelos PDAs da HP e por um pacote de serviços da MGI que inclui garantia, cobertura contra roubos e furtos e suporte pós-venda", informa Silas Gabriel Filho, gerente de Tecnologia de Informação (TI) do Grupo Morena Rosa.
O executivo ressalta que antes cada representante tinha seu próprio equipamento e a uniformização da plataforma de mobilidade estava dentro do plano diretor de tecnologia do Grupo. "O contato dos nossos representantes com a base para a busca de informações é contínuo. Por esse motivo, o smartphone é uma ferramenta essencial na comunicação para a realização das vendas", explica Gabriel Filho.
São duas equipes de representantes atendendo as quatro grifes, sendo cada grupo responsável por duas marcas. As grifes têm em média 400 itens, portanto o representante sai a campo com 800 produtos cadastrados em seu PDA. Anualmente, são apresentados em torno de 4.800 produtos nos catálogos do Grupo Morena Rosa. Nos dispositivos, o representante tem à sua disposição a carteira de clientes, suas informações financeiras, pesquisas de marketing, de satisfação, agenda para planejamento de visitas, além do acesso ao catálogo de fotos e a tabela de pedidos.
A comunicação, via celular, é ágil, segura e totalmente plena de informações que estão disponíveis no sistema de gestão empresarial (ERP) criado especialmente para a indústria de confecção. "Nesse sistema estão disponíveis informações sobre a coleção, as grifes, o estoque e a produção, de modo que as equipes possam usá-las para incrementar suas vendas", finaliza o gerente de TI.
- Moda na palma da mão