Dois terços das empresas brasileiras querem implantar a nuvem em 2013

0

Mais de 66% das companhias no Brasil pretendem implantar ao menos um projeto de computação em nuvem, mesmo que em fase piloto, no ano que vem. O estudo da Frost&Sullivan, apresentado na conferência Nuvemologia nesta quinta-feira, 9, em São Paulo, revelou que a projeção dos negócios nesse segmento no país é até três vezes mais otimista em relação a mercados mais maduros, como Estados Unidos e Europa.

Até 2014, o mercado latino-americano no segmento deve registrar elevação de 7% ao ano, em comparação com 4% na América do Norte e 3% na Europa. A região, liderada pelo Brasil, fica atrás apenas da Ásia, com previsão de 10% de aceleração. “Não esperamos relevantes projetos de cloud computing para 2012 no país. O grande momento deve acontecer no ano que vem, pois estamos na fase de informação, na qual as companhias ainda possuem muito receio de investir e estão preparando o terreno para o início de implantações”, explicou o analista de mercado sênior da Frost&Sullivan, Fernando Belfort.

Segundo ele,  a principal aflição dos executivos ainda é a segurança, citada por 70% dos entrevistados. Na sequência, a falta de informação sobre a tecnologia (58%) e a cultura da empresa (44%) também estão no topo dos impeditivos. As barreiras de internet e infraestrutura foram citadas por 32% dos consultados, enquanto compliance e medo de perder o controle das operações foram mencionados por 24% e 18%, respectivamente.

Para Belfort, a nuvem é a principal aliada em projetos de terceirização de serviços em TI principalmente para que o departamento concentre-se em questões estratégias. “Em média, 75% do tempo do CIO é gasto resolvendo problemas do dia a dia. Podemos eliminar estas questões quando repassamos algumas aplicações e infraestruturas a companhias terceirizadas especializadas nessas atividades”, argumenta o analista.

Entre as modalidades que mais concentrarão investimentos no segmento, ou seja, software como serviço (SaaS), infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS), a pesquisa destacou atividades como e-mail, armazenamento, campanhas de marketing e sistemas de CRM e ERP como principais áreas de desenvolvimento da tecnologia. “É importante ressaltar que o estímulo deve vir da empresa, não das fornecedoras. Porque o projeto de nuvem para cada cliente deve ser customizado de acordo com cada necessidade”, explica Belfort. “As companhias não terão que escolher entre diversas soluções, a maneira correta de implantar a computação em nuvem é estudando como e para quê ela será desenvolvida”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.