A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) firmou parceria com a Fundación Sadosky, instituição público privada argentina focada no incentivo ao setor de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), para fomentar negócios e parcerias entre os países, estimular o intercâmbio tecnológico e realizar uma série de ações conjuntas para o desenvolvimento de recursos humanos qualificados.
O convênio, batizado de Acordo de Cooperação Científico e Tecnológico e assinado na tarde desta quarta-feira, 9, em Buenos Aires, pelo presidente da Softex, Ruben Delgado, e pelo Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, Lino Barañao, prevê, entre outras iniciativas, o mapeamento das áreas de expertise em tecnologia da informação de ambos os países, abrangendo tanto as pesquisas acadêmicas quanto as empresariais. A estratégia colaborativa também tem como objetivo a troca de informações e de know-how, bem como o estabelecimento de parcerias entre companhias argentinas e brasileiras para o desenvolvimento de soluções e serviços conjuntos, condução de pesquisas e estímulo à inovação, e até mesmo a promoção de joint-ventures.
"Esse acordo ocorre como parte da estratégia maior de cooperação e integração tecnológica do Mercosul estabelecida pelo Governo Federal", explica Ruben Delgado. "Em nossa visão, como estratégia para ampliar a competitividade global das organizações de ambos os países, negócios futuros podem e devem ser trabalhados de forma colaborativa, incluindo a prospecção de novos mercados-alvo na América Latina, na Europa e na Ásia e a atuação em novos nichos."
A solenidade contou com as participações do Secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgílio Almeida, e do Secretário de Articulação Científica e Tecnológica (MINCyT). Alejandro Ceccato.