O maior site de vídeo do mundo recentemente começou a pedir aos criadores que usassem o software do YouTube para marcar e rastrear produtos apresentados em seus clipes. Os dados serão então vinculados a análises e ferramentas de compras do Google.
O objetivo é converter a abundância de vídeos do YouTube em um vasto catálogo de itens que os espectadores podem ler, clicar e comprar diretamente, de acordo com informações obtidas com pessoas familiarizadas com o assunto. A empresa também está testando uma nova integração com a Shopify Inc. para a venda de itens por meio do YouTube.
Um porta-voz do YouTube confirmou que a empresa está testando esses recursos com um número limitado de canais de vídeo. Os criadores terão controle sobre os produtos exibidos, disse o porta-voz. A empresa descreveu isso como um experimento e se recusou a compartilhar mais detalhes.
Os movimentos têm o potencial de transformar o YouTube de um gigante da publicidade em um novo concorrente para líderes de comércio eletrônico, como Amazon e Alibaba.
Não está claro como o YouTube vai gerar receita com essas vendas. No entanto, o serviço começou a oferecer assinaturas para criadores e leva uma redução de 30% desses pagamentos.