TIM Brasil, Inatel e Telecom Infra Project lançam ambiente de teste de campo para tecnologias abertas

0

A TIM Brasil, em parceria com o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) e o TIP (Telecom Infra Project) anunciam o início de trabalhos conjuntos em redes abertas no âmbito do programa Open Field. A iniciativa consiste na criação de um ambiente de campo para testes em redes privadas dentro do campus do Inatel que permitirão a provedores de software e membros dos grupos de trabalho no TIP testar e avaliar as soluções, desta vez em ambiente definitivo, em condições mais semelhantes à de uma rede comercial.

Dentro do acordo, a proposta é destacar o papel de protagonismo do Inatel, da TIM Brasil e do TIP, na formação de profissionais de referência para o mercado de telecomunicações, tornando o Instituto um centro de referência também para projetos em redes abertas.

Os testes de campo ajudarão, entre outras coisas, a buscar soluções que promovam a otimização de custos para aumentar conectividade, além de incentivar o ecossistema de parceiros e a cadeia de fornecedores. Para Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil, o programa traz uma nova perspectiva para a indústria de tecnologia brasileira: "Temos uma nova maneira de lidar com a tecnologia, desacoplando Hardware e Software e permitindo a integração de diferentes fabricantes em uma rede aberta (OpenRan), com empresas que têm tudo para tornar cada vez mais potente a indústria de software, incluindo oportunidades para provedores nacionais. Com o programa Open Field, acreditamos que podemos ter melhor visibilidade sobre o que o ecossistema aberto pode oferecer. Queremos que o ecossistema amadureça, incentivando a concorrência e estabelecendo ambientes e iniciativas de desenvolvimento".

De acordo com o Diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, "o programa Open Field cria oportunidades para nosso ambiente acadêmico ter contato com as tecnologias discutidas na atualidade e se preparar para o mercado. Temos laboratórios em nossa instituição que abordam diversas tecnologias já consolidadas e inovações, pois buscamos oferecer a toda nossa comunidade cientifica e acadêmica uma visão ampla e abrangente do mundo de telecomunicações."

Mais detalhes sobre a parceria e o trabalho das empresas com o programa Open Field serão divulgados no dia 20 de outubro, quando acontece o primeiro TIP Insights Series Latam, uma série digital que reúne especialistas da América Latina para falar da importância de redes abertas para o desenvolvimento das redes de telecomunicações na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.