TIM Brasil, Inatel e Telecom Infra Project lançam ambiente de teste de campo para tecnologias abertas

0
34

A TIM Brasil, em parceria com o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) e o TIP (Telecom Infra Project) anunciam o início de trabalhos conjuntos em redes abertas no âmbito do programa Open Field. A iniciativa consiste na criação de um ambiente de campo para testes em redes privadas dentro do campus do Inatel que permitirão a provedores de software e membros dos grupos de trabalho no TIP testar e avaliar as soluções, desta vez em ambiente definitivo, em condições mais semelhantes à de uma rede comercial.

Dentro do acordo, a proposta é destacar o papel de protagonismo do Inatel, da TIM Brasil e do TIP, na formação de profissionais de referência para o mercado de telecomunicações, tornando o Instituto um centro de referência também para projetos em redes abertas.

Os testes de campo ajudarão, entre outras coisas, a buscar soluções que promovam a otimização de custos para aumentar conectividade, além de incentivar o ecossistema de parceiros e a cadeia de fornecedores. Para Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil, o programa traz uma nova perspectiva para a indústria de tecnologia brasileira: "Temos uma nova maneira de lidar com a tecnologia, desacoplando Hardware e Software e permitindo a integração de diferentes fabricantes em uma rede aberta (OpenRan), com empresas que têm tudo para tornar cada vez mais potente a indústria de software, incluindo oportunidades para provedores nacionais. Com o programa Open Field, acreditamos que podemos ter melhor visibilidade sobre o que o ecossistema aberto pode oferecer. Queremos que o ecossistema amadureça, incentivando a concorrência e estabelecendo ambientes e iniciativas de desenvolvimento".

De acordo com o Diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, "o programa Open Field cria oportunidades para nosso ambiente acadêmico ter contato com as tecnologias discutidas na atualidade e se preparar para o mercado. Temos laboratórios em nossa instituição que abordam diversas tecnologias já consolidadas e inovações, pois buscamos oferecer a toda nossa comunidade cientifica e acadêmica uma visão ampla e abrangente do mundo de telecomunicações."

Mais detalhes sobre a parceria e o trabalho das empresas com o programa Open Field serão divulgados no dia 20 de outubro, quando acontece o primeiro TIP Insights Series Latam, uma série digital que reúne especialistas da América Latina para falar da importância de redes abertas para o desenvolvimento das redes de telecomunicações na região.

Deixe seu comentário