A plataforma digital do do Canal Rural, veículo de comunicação brasileiro com foco em agronegócios, passa por reformulação completa. A novidade faz parte da celebração dos 20 anos do Canal Rural e tem como premissa levar as principais notícias do campo, serviços, inovações técnicas e entretenimento aos pontos mais remotos do País.
Com forte presença no digital, o veículo conta hoje com um milhão de usuários únicos por mês no site, e ultrapassou a marca de um milhão de seguidores em redes, como Whatsapp, Facebook e Twitter. A equipe de Produtos Digitais do Canal Rural desenvolveu o novo sistema de gestão de conteúdo da multiplataforma e redesenhou o site, utilizando recursos de web e design voltados para múltiplas telas. O lançamento acontece no próximo dia 21 de novembro.
Experiência
Para tornar a navegação harmoniosa e responsiva, adotou-se o conceito de Material Design, um conjunto de técnicas de desenho desenvolvido pelo Google, que busca reproduzir, no mundo virtual, a experiência visual a que estamos acostumados na realidade.
A constatação de que a maior parte dos usuários procura informação a partir do Google também teve papel determinante na lógica aplicada à arquitetura do site. Para garantir a localização fácil de qualquer conteúdo, a plataforma foi construída de forma a permitir que motores de busca identifiquem corretamente as partes relevantes de cada página, conforme o tema e formato de apresentação. O uso de técnicas de indexação ordenada garante que os resultados mais importantes para cada contexto de busca sejam entregues em primeiro lugar.
Outra novidade adicionada à plataforma está no uso de ferramentas de inteligência artificial preparadas para entender as preferências de cada internauta, entregando o conteúdo mais relevante para cada pessoa. O novo site permite a escolha de temas para a construção de capa individualizada e também oferece a possibilidade de navegação pelos assuntos mais acessados.
Publicidade
A entrega de publicidade também seguirá nova lógica. Os espaços para anúncios ganharam distanciamento entre si para que as peças não compitam pela atenção do público em um mesmo contexto de navegação. A veiculação dos anúncios também observará as preferências de cada visitante, ampliando a integração entre o anunciante e seu público-alvo.