No dia 25 de novembro acontece um dos eventos mais importantes para o varejo brasileiro: a Black Friday. Durante este período os consumidores têm a oportunidade de comprar aquele produto tão esperado com descontos significativos. O problema é que algumas pessoas se encantam pelos grandes descontos das lojas e escolhem comprar em e-commerces que não são tão encantadores assim. E é aí que mora o perigo!
Analisando o comportamento dos consumidores, sabemos que 83% consultam reviews antes de comprar, e desses, 80% afirmaram estar satisfeitos com as suas aquisições. Isso mostra que os consumidores estão cada vez mais atentos e recorrendo a opiniões de terceiros sobre um determinado item, além de provar que os reviews dos produtos são de suma importância, pois ajudam os consumidores a identificar se aquela determinada postagem na página da loja é de quem realmente comprou ou se trata dos chamados reviews falsos.
Por este motivo, os e-commerces precisam prezar pela sinceridade e transparência com os clientes, principalmente em datas de grandes vendas como a Black Friday. É durante essa época, que as lojas virtuais passam a ser uma vitrine para o restante do ano, fidelizando clientes e garantindo a receita no azul. Outro ponto importante é que a "mentira tem perna curta". Digo isso porque se algumas pessoas adquirirem um determinado produto e a experiência não for positiva, corre o risco dele não voltar na sua loja ou solicitar a devolução do mesmo.
Com isso, é fundamental que o comércio eletrônico direcione os seus esforços para que não haja fraude e edição nos comentários feitos por quem realmente comprou tal produto. Sabemos que devido ao histórico de fraudes e uma série de problemas com produtos errados, logística e cobrança indevida, a data ficou com "fama" de "Black Fraude" por parte dos consumidores em geral. Já que esse assunto não envolve apenas a questão da clonagem de cartão, mas também a "manipulação" das informações, é importante ficar atento a tudo que seja suspeito quando a questão for compra em e-commerces, reviews falsos, Black Friday, descontos imperdíveis, entre outros.
Vale lembrar que as empresas precisam se blindar dessas ocorrências, focar na sinceridade e transparência para os consumidores e ter reconhecimento diante das outras empresas do mercado. Aproveite esse momento para fidelizar clientes, divulgar a sua loja e criar campanhas de marketing para captar contatos do maior número de clientes. Dessa forma, será mais fácil nutri-los com descontos, promoções e informações sobre a loja.
Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox,