A Atos anuncia a inauguração de seu novo campus Iseran, próximo a Grenoble, seu segundo maior site na França e um centro líder de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na Europa. O novo local de 19.200 metros quadrados reúne três áreas de especialização (energia, computação de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial) e 1.000 funcionários da Atos. Com capacidade para até 1.320 pessoas, o novo local poderá acomodar as 250 novas contratações previstas para 2023.
Um centro de habilidades em Inteligência Artificial
Com este novo campus, a Atos reforça sua estratégia de inovação, pois o novo centro europeu de P&D promoverá a excelência local em escala mundial. Financiado pela Região Auvergne-Rhône-Alpes, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e pela Métropole Grenoble-Alpes, este centro e os seus 300 colaboradores estão principalmente focados na Inteligência Artificial.
Comprometimento com a descarbonização
Por meio de seu projeto e do trabalho de seu centro de P&D, o campus desempenha um papel ativo na estratégia de RSC e descarbonização do grupo. O edifício foi premiado com o selo EFINERGIE 2013+ e cumpre todas as normas de isolamento mais recentes. Também possui cerca de 500 metros quadrados de painéis fotovoltaicos e reaproveita o calor dos servidores. O centro de P&D já está trabalhando em vários projetos para reduzir o consumo de energia, incluindo projetos para agregar os dados do edifício para melhorar o consumo de energia do local e para supervisionar e reduzir sua pegada de carbono de TI usando IA e baixa tecnologia.
Três áreas de expertise para atender clientes internacionais
A Atos Worldgrid, uma subsidiária internacional da Atos, tem atividades voltadas para operadores de energia em água, vento, eletricidade, petróleo e gás, com soluções que vão desde manutenção de infraestrutura crítica até operação em tempo real de redes inteligentes distribuídas.
As equipes de HPC e IA do site trabalham em questões críticas relacionadas à soberania nacional na atual corrida pelo poder de computação, bem como no desenvolvimento de algoritmos de IA e na otimização de energia dessas tecnologias.
O site também inclui equipes especializadas em nuvem e segurança cibernética, além da unidade de Serviços Técnicos, que apoia a transformação digital de fabricantes e organizações na região de Auvergne-Rhône-Alpes.
Yannick Tricaud, CEO do Sul da Europa, Atos comentou: "O campus Iseran faz parte do projeto GrandAlpe, marcado pela inovação e conhecimento tecnológico. Agora o segundo maior local do Grupo na França, é a prova do compromisso da Atos com a região e a metrópole. Nossos 1.000 funcionários estão desenvolvendo as tecnologias do amanhã nas áreas de energia, computação de alto desempenho e setores de inteligência.