A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira, 9, os resultados da medição da qualidade dos acessos à internet entre os meses de julho e setembro deste ano, tanto da banda larga móvel quanto da fixa, em que foram avaliadas as operadoras de todos os estados e do Distrito Federal.
No estado de São Paulo, maior mercado do país, todas as operadoras móveis cumpriram o índice da Anatel de velocidade média no acesso à internet móvel (média das medições de velocidade instantânea apuradas no mês) durante os três meses analisados, em que o objetivo é entregar, no mínimo, 70% da velocidade contratada. Considerando o mês de agosto, a TIM ficou no topo ao oferecer 101,27%, enquanto a Vivo atingiu 96,30%, a Algar alcançou 94,49%, a Nextel chegou a 93,11%, a Claro obteve 91,45% e a Oi apenas com 79,97%, considerando apenas o mercado paulista.
O mesmo ocorreu no critério de velocidade instantânea (velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário), cuja meta é fornecer 95% da velocidade contratada. No mercado paulista, a Nextel atingiu 99,85% em agosto, a Claro alcançou 99,16%, a TIM apresentou índice de 98,68%, a Vivo ficou em 98,33%, a Algar, 97,74% e a Oi novamente em última colocação, com 95,01%.
Os índices da medição dos resultados da banda larga móvel pioram nos estados das regiões Norte e Nordeste. No Amapá, por exemplo, todas as operadoras de banda larga móvel descumpriram a meta de velocidade instantânea em agosto. O pior índice, neste quesito, foi da Oi, com 79,51%.
A Oi também não atingiu metas de velocidade instantânea da banda larga móvel nos meses de julho e agosto nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Pará, apresentando patamares abaixo de 95%. A TIM não atingiu a meta de velocidade instantânea em Roraima, Rondônia, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Pará e Maranhão, enquanto a Vivo não atingiu o mesmo objetivo no Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte.
Banda larga fixa
Na banda larga fixa, quase todas as empresas avaliadas pela Anatel — Algar, GVT, NET e Vivo — cumpriram praticamente todas as metas estipuladas no estado de São Paulo em julho, exceto pela Algar, que no quesito latência ficou com 88,64%, quando o índice é 90% e pela Vivo, que no item perda de pacotes obteve índice de 88,08%, de uma meta de 90%.
A melhor velocidade média no serviço em julho foi obtida pela NET que entregou mais até do que o contratado pelos usuários, com indicador de 101,68% de velocidade média e 99,91% de velocidade instantânea. A GVT obteve velocidade média de 99,06%, seguida pela Algar, com média de 96,15% em julho. Em quarto lugar no estado, a Vivo registrou velocidade média de 88,50% do firmado nos contratos com os clientes.
Nos estados das regiões Sul e Sudeste, algumas metas também não foram atingidas, variando de uma operadora para a outra, conforme o mês avaliado.
Isso parece aqueles programas humorísticos. Pena que não dá para. Me engana que eu gotos. As empresas fingem que prestam o serviço conforme cobram e a Anatel finge que verifica porque não é possível tal afirmação no Brasil. Talvez a medição da Anatel seja na Espanha e não em São Paulo.