Ataques cibernéticos: a pergunta não é mais "se" serei atacado, mas "quando e como"

1

As medidas sanitárias adotadas para conter a pandemia causou um impacto jamais visto na economia. A adoção do "home office" e a aceleração da transformação digital tornou a tecnologia fundamental, tanto do lado profissional, como também, pelo lado pessoal. As empresas tiveram que implementar ações rápidas de contorno, para manterem seus negócios de pé e minimizar os impactos da COVID-19.

Diante da corrida contra o tempo, a "empresa foi para casa" e as políticas de segurança foram deixadas de lado, abrindo enormes brechas para sofisticadas organizações criminosas e oportunistas de plantão. O crescimento do trabalho remoto impulsionou o aumento dos ataques cibernéticos e, também, elevou os níveis de sofisticação, tornando cada vez mais complexa essa briga. De acordo com a Canalys Cybersecurity report – Cybersecurity in the new digital era – o ano de 2020 registrou mais dados comprometidos por ataques que os 15 anos anteriores combinados. Foram mais de 30 bilhões de dados acessados ilegalmente, segundo o mesmo relatório.

Um dos grandes desafios é a necessidade urgente de mudança de "mindset" dos executivos. Para muitos, um ataque cibernético nunca irá acontecer. Até o dia que os dados sensíveis sejam comprometidos e as empresas comecem a enfrentar problemas regulatórios que afetem negativamente a marca. A pergunta agora não é mais "SE" seremos atacados, mas "QUANDO" e "COMO" seremos atacados. O aumento de ataques cibernéticos é uma tendência global, principalmente com a implementação de ataques em massa.

De acordo com o NCSC (National Cyber Security Center), autoridade responsável pela proteção cibernéticos na Suíça, o número de ataques foi três vezes maior durante o pico da pandemia, quando comparado a um período normal, sem eventos como este. Segundo a entidade, ataques em massa acontecem em períodos, principalmente, em eventos importantes como a pandemia da COVID-19.

Mas, quanto vale o "business"?

Os riscos de cibersegurança, se negligenciados, podem gerar impactos profundos para o negócio. Para muitas empresas, priorizar a segurança e investir em proteção, detecção e medidas de respostas é uma realidade. Porém, para muitas outras acabou ficando tarde.

Gerenciar as vulnerabilidades diante da ascensão de serviços digitais e trabalhos remotos e da transformação digital é fundamental para mitigar os riscos, bem como, minimizar os impactos sobre o "Brand Equity" e a percepção do consumidor. Para isso, em um mundo digitalmente conectado, é preciso colocar a TI no centro da estratégia e ter um parceiro de tecnologia capaz de entender os desafios.

Lucio Leite, diretor de Transformação Digital & Líder para os Negócios de Varejo da Teltec Solutions.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.