Relatório mapeia cinco perfis de consumidores de tecnologia bancária

0

A Diebold Nixdorf e a NielsenIQ anunciam os resultados do relatório "Motivations in Modern Banking", com análises de uma pesquisa feita com mais de 12.000 consumidores em 11 países, entre eles o Brasil. O estudo indica os perfis e características dos clientes em relação à adoção de novas tecnologias no setor financeiro.

À medida que os bancos continuam a se transformar devido a fatores como digitalização, aumento da concorrência, complexidade regulatória e a pandemia de COVID-19, acompanhar como as necessidades e comportamentos dos consumidores estão mudando se torna ainda mais importante para a estratégia de negócios. Nesse contexto, os resultados do relatório ajudam as instituições financeiras a entenderem melhor o que está por trás da maneira como os consumidores se envolvem com os bancos e com a tecnologia. Ao compreender essas motivações únicas, as organizações podem melhorar o alcance e a qualidade dos serviços, ganhar fidelidade e investir em soluções que ressoam com os consumidores e proporcionam eficiência operacional.

O relatório revela cinco "Tipos de consumidores" distintos, cada um com um conjunto único de motivações, desejos e expectativas em torno da tecnologia bancária. Embora a representação local dos consumidores varie de país para país, as motivações e padrões de cada segmento permanecem consistentes e arraigados. De acordo com os resultados, dois grupos representam mais de 70% dos consumidores financeiros no Brasil:

1) Os buscadores de simplicidade (43%) são o maior segmento de consumidores no País. Os membros desse grupo gerenciam riscos evitando complexidade desnecessária e não dependendo de terceiros. O relatório indica que 96% destes clientes gostam que a tecnologia lhes economize tempo e 92% procuram ativamente por novas soluções que tornem sua vida mais fácil.

2) Realistas em luta (30%) representam o segundo maior segmento. Apenas 33% da amostra brasileira afirma ter um bom entendimento de tópicos financeiros e 77% até se preocupam com seu futuro financeiro. Consequentemente, eles anseiam por segurança financeira e valorização de seu provedor financeiro.

3) Tradicionalistas estabelecidos (13%) percebem a mudança como um risco e preferem manter hábitos antigos. Eles adotarão tecnologias à medida que se tornarem amplamente aceitas e à prova de segurança.

4) Exploradores protegidos (7%) buscam garantias humanas e se inclinarão para tecnologias com um toque humano. Neste grupo, 75% dos consumidores não tomarão nenhuma decisão financeira antes de consultar um especialista ou alguém de sua confiança.

5) Iniciadores com autonomia (7%) são um segmento de elite que espera hiperpersonalização. Este tipo de usuário tem duas vezes mais probabilidade de ser aberto para compartilhar mais informações pessoais em troca de serviços e ofertas mais personalizados em comparação com a média brasileira.

"As empresas costumavam olhar apenas para gênero e idade, talvez situação financeira, e fazer suas suposições sobre quais serviços seriam mais adequados para um cliente. Não basta falar a mesma língua. Pense em seu estágio de vida, suas crenças e valores, seus hábitos e atitudes; estes não aderem estritamente a certas idades", diz Özlem Yilmaz-Daniel, Líder da Equipe de Insights do Consumidor da NielsenIQ.

Elias Rogério da Silva, Presidente da Diebold Nixdorf Brasil, reforça a importância de se conhecer os hábitos e características dos consumidores em relação à adoção de novas tecnologias, especialmente após as restrições trazidas pela pandemia, que acelerou o mercado digital. "Para que os bancos realmente entendam como fornecer experiências de tecnologia melhores para seus consumidores, eles devem entender quais são os propósitos e porquês dos clientes, conhecendo as motivações que impulsionam as pessoas em relação à experiência bancária. Os bancos que podem entender essas condições melhorarão o alcance e a qualidade do serviço, ganharão maior fidelidade e concentrarão os investimentos em áreas onde farão a maior diferença."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.