A integradora de serviços Orizon, que possui ofertas diversificadas para a gestão de negócios em saúde, conta com um novo ambiente de TI nas áreas de Business Process Outsourcing (BPO) e Arquitetura & Soluções. Em parceria com a IBM, a iniciativa permitiu ampliar a produtividade da empresa e melhorar o atendimento aos clientes.
O projeto foi iniciado em março de 2010 e já automatizou todos os processos da área de BPO. Em Arquitetura & Soluções, a ferramenta da IBM ajudou a melhorar o ciclo de desenvolvimento para captura de dados por webservices. Com isso, a Orizon ganhou uma agilidade ainda maior nas rotinas internas destes departamentos, com recursos de análise de gargalos e produtividade, além da criação de um histórico de tudo que transitou pelo sistema.
O objetivo do projeto era implantar uma solução inteligente, que suportasse o crescimento acelerado da empresa e, consequentemente, o aumento do volume de informações gerado pelos clientes. A plataforma File Net P8, da IBM, permitiu a automatização dos processos de negócio e o gerenciamento eficiente de todo o conteúdo gerado pelo novo ambiente de negócio. Já o Datapower – plataforma para a disponibilização de serviços web – foi utilizado para captura de transações de autorização de atendimentos em saúde, faturamento eletrônico e anexos digitalizados por meio de webservices.
Segundo o diretor de TI e Operações da Orizon, Sérgio Pironato Jr, a motivação para a aquisição da ferramenta foi a capacidade de atender o volume de informações que a integradora de serviços recebe e a rápida necessidade de se adequar aos padrões da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). "Escolhemos a IBM, pois, com o produto adquirido, foi possível inserir na solução algo que melhorasse a captura de dados da companhia e tornasse mais rápida nossa adaptação às recomendações da ANS", explica Pironato.
Para André Guerra, gerente de vendas da IBM Brasil, a integração entre as equipes da IBM e da Orizon foi fundamental para o sucesso do projeto. "Contamos com profissionais experientes para realizar a implementação do sistema. Além disso, analisamos as necessidades da Orizon em atualizar o ambiente tecnológico e realizamos uma série de projeções técnicas para definição da melhor solução", ressalta Guerra. "O resultado é uma visão geral da operação, com recursos de análise de informações. Tudo registrado em banco de dados", completa o executivo.
Pironato ressalta, ainda, que a parceria com a IBM permite disponibilizar serviços abrangentes e dimensionados aos clientes da Orizon, de forma adequada para cada projeto. "Estamos preparados para atender às necessidades e expectativas do mercado de saúde e, com as ferramentas da IBM, podemos suportar um grande aumento de demanda, que deve surgir com a tendência de ampliação do uso de webservices.", diz.