Outsourcing e parceria

0

O outsourcing ganha força no Brasil, mas enfrenta processo de consolidação no mercado. Alguns fatores podem ser atribuídos a este cenário ainda de incerteza.
A falta de conhecimento sobre o significado do outsourcing é o principal deles. O conceito centra-se na terceirização de algumas áreas dentro de uma empresa que não representa o core business da organização – a chamada atividade-meio. O mais habitual no Brasil tornou-se implementar o outsourcing de TI (Tecnologia da Informação) e de BPO (Business Process Outsourcing; terceirização de processos de negócios) – este último envolve a parte contábil, fiscal e financeira.
Outro item importante refere-se à questão da redução de custos. Muitas empresas ainda acreditam que, ao contratarem uma empresa de outsourcing, o maior ganho será este. Porém, se enganam quando apostam tudo nessa premissa. A qualidade do serviço prestado é fundamental, pois ela acarreta eficiência – e é isso que provavelmente trará a tão sonhada diminuição de despesas e desperdício.
Dentro desse contexto, a parceria nesse campo se torna fundamental. A contratada ter experiência e profissionais qualificados para atender as demandas exigidas são uns dos maiores benefícios na aplicação do conceito. No entanto, faz-se necessário que se combine entre as parte envolvidas como o serviço se procederá e quais facilidades terão para os ajustes necessários ao longo do processo – não se introduz terceirização sem que progressos sejam feitos ao longo do contrato e que exigem envolvimento direto da contratante para evolução do trabalho e alcance dos resultados.
Pesquisa recente da Management Tools and Trends (2009) mostrou que o outsourcing é reconhecido como uma ferramenta de gestão. Ou seja, por conta deste dado, já podemos perceber que os executivos em todo o mundo estão verificando a verdadeira importância da contratação de uma empresa de outsourcing para ajudar a administrar os negócios. E não deverá ser diferente no Brasil a médio prazo.
O crescimento de outsourcing será gradual e, como qualquer outro serviço, quando houver um aumento expressivo de demanda, já se poderá observar com mais clareza o funcionamento adequado de parcerias dentro do conceito.

Roni de Oliveira Franco é sócio da Trevisan Outsourcing e professor da Trevisan Escola de Negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.