A Intel planeja realizar a maior campanha de marketing para um produto da empresa desde 2003. O objetivo é impulsionar a venda de seus ultrabooks, novos modelos de notebooks finos e leves, com alta capacidade de processamento. A empresa espera mudar o mercado de PCs, segundo anúncio feito durante a Consumer Electronics Show (CES), maior e mais tradicional feira de produtos eletrônicos do mundo, que acontece esta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos.
O discurso da empresa é que os ultrabooks não serão apenas computadores finos, mas um novo produto de tecnologia, com novas capacidades, de acordo com o The Wall Street Journal. A Intel demonstrou alguns modelos de ultrabooks, que permitem alternar toques na tela, sem o uso do teclado ou de comandos do trackpad. Ela aposta na criação de outra categoria de portáteis.
A Intel conta com o sistema operacional Windows 8, da Microsoft, que permite a visualização de algumas informações, sem necessariamente rodar um aplicativo ou um programa, diz a empresa. Além disso, uma parceria com a desenvolvedora americana Nuance vai permitir que os ultrabooks obedeçam a comandos de voz, seguindo a tendência do mercado de TI de integrar tecnologias sem o uso do toque. O principal produto do mercado com esse tipo de funcionalidade é o iPhone 4S, último lançamento da Apple. O smartphone conta com um assistente pessoal de voz, batizado de Siri.