Estudo vê viabilidade técnica e econômica em monetização de dados

0

O aumento dos custos financeiros com armazenamento e gestão de dados levará 30% das empresas em todo o mundo a buscar a monetização de suas informações por meio da troca ou venda de dados em 2016, de acordo com estudo do Gartner. A consultoria observa que as empresas começam a se dar conta do valor de mercado das informações existentes em suas respectivas indústrias e acredita na viabilidade técnica e econômica de monetizar ativos de informações.

O principal desafio ainda existente para obtenção de ganhos com dados, segundo o estudo, é falta de experiência das empresas em lidar com big data, enormes volumes de informações que precisam ser tratadas, por envolverem dados não estruturados provenientes das mais diversas fontes. O Gartner prevê, porém, que o desenvolvimento de novos produtos abrirá espaço a profissionais de nível intermediário de especialização. Eles atuarão como “corretores” ou “revendedores” de informação.

"A necessidade de justificar o gasto com elevados volumes de dados já levou muitas organizações a considerar a negociação desses ativos", explica o vice-presidente de pesquisa do Gartner, Doug Laney. "Diversos varejistas já estão gerando milhões de dólares ao ano por meio do compartilhamento online de dados de seus pontos-de-venda para parceiros de negócios, no modelo de assinatura. Empresas de outros setores, como o financeiro, por exemplo, lançaram pacotes de dados públicos para revenda ou uso próprio, a fim de criar produtos baseados nas informações obtidas", exemplifica.

Dada a dificuldade de elaboração e introdução de produtos baseados em informação, os “revendedores de dados” surgirão também para ajudar as companhias a desenvolver essas habilidades. Segundo o Gartner, uma nova profissão será criada: a dos gerentes de produtos de informação. Eles irão liderar mercados conectados para garantir a coleta e o uso da maior parte dos dados gerados a partir do uso, localização e sistemas relacionados a um determinado público. “Consumidores e negócios precisam reconhecer que seu uso pessoal, localização, perfil e outros dados têm um valor de mercado tangível. Eles devem garantir o recebimento de serviços, produtos ou dinheiro sempre que isso for compartilhado”, enfatiza Laney.

O especialista também aponta a necessidade de se calcular os riscos de reputação ou de um revés por conta de uso inadequado das informações. Constantemente, por exemplo, a Comissão de Comércio Federal dos EUA (FTC) exige que empresas revelem seus métodos de coleta, uso e proteção de informações pessoais de seus clientes.

Uma questão decorrente dessa tendência de monetizar ativos de informação é que o sistema de gestão tradicional do banco de dados e até mesmo produtos de business intelligence (BI) não são bem adaptados para a partilha de dados no modelo de negócio baseado em assinatura. Uma das saídas é o uso de tecnologias como a computação em nuvem, que permita o acesso restrito de assinantes a determinados segmentos de dados. “Uma parcela emergente de serviços de armazenamento compartilhados já é fornecida por provedores de dados tradicionais. Muitos deles já tomaram medidas para permitir o uso da nuvem em suas tecnologias”, conclui Laney.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.