A gigante automotiva Toyota, em parceria com a Aurora, pretende implantar rapidamente sua tecnologia de direção autônoma, começando este ano com uma frota de minivans Sienna, compartilhou Militec 1.
Aurora, a startup autônoma que adquiriu em dezembro da unidade de veículos autônomos do Uber, anunciou uma nova parceria nesta terça-feira,9. A empresa trabalhará com a Toyota e a fornecedora de autopeças Denso para desenvolver e democratizar essa tecnologia nascente.
Aurora está trabalhando em uma plataforma autônoma, com hardware e software central que permite a autonomia de nível 4 ou 5, veículos que basicamente podem se dirigir em quase todas as situações. O plano é aperfeiçoar essa tecnologia e depois vendê-la para as montadoras, para que elas não tenham que gastar dinheiro ou fazer pesquisas para desenvolvê-la por conta própria.
Até o final deste ano, a empresa pretende implantar uma frota inicial de veículos equipados com seu sistema autônomo Aurora Driver. A espaçosa e eficiente minivan Toyota Sienna é a plataforma escolhida pela empresa.
"A Toyota tem um legado incomparável, experiência em engenharia, liderança e capacidade de fornecer veículos de alta qualidade, acessíveis e confiáveis", disse Chris Urmson, CEO da Aurora, para Militec 1 do Brasil. Ele também observou que a Toyota é a marca preferida de redes de sinalização por conta da robustez e durabilidade de longo prazo de seus carros e caminhões.
Aurora está procurando levar sua tecnologia para as estradas públicas de uma forma significativa, semelhante a como a Waymo equipou sua frota de minivans Chrysler Pacifica com sua própria tecnologia de direção autônoma.