O Grupo Pinheiro Tintas, com mais de 30 anos de tradição no mercado carioca de tintas e materiais para pintura, implantou uma rede privada virtual (VPN) para ligação da matriz com suas 10 filiais. Até então, as lojas não dispunham de acesso à Internet e todo o contato com a matriz e com os clientes era realizado por meio de conexão discada e fax.
A solução apontada pela Netcenter, especializada em infra-estrutura de TI, foi desenvolver uma estrutura de conexão que garantisse redução de custos, agilidade e permitisse a interligação de sistemas de ERP em um ambiente seguro. Foi desenvolvida uma VPN escalável, com capacidade de extensão para futuras filiais. A proposta englobou a adequação do servidor para a nova estrutura, a instalação de solução de firewall e VPN nas dez lojas e treinamento para a equipe de TI da Pinheiro Tintas.
William Brandão, gerente de TI da Pinheiro Tintas, explica que a falta de e-mails nas filiais causava situações de desgaste para a equipe de atendimento. ?Todo o contato entre as filiais e a matriz era feito por fax, onde era preciso digitar as informações para enviar ao cliente, ocasionando problemas de comunicação e atraso na resposta?.
Agora, segundo Brandão, a empresa ganha agilidade para tomada de decisão, reduzindo custos e aumentando a qualidade dos seus processos e, conseqüentemente, sua lucratividade.
Outra mudança importante será sentida no controle de vendas e estoques, cujos dados anteriormente eram disponibilizados com um dia de atraso. Com a VPN, o sistema de ERP da empresa terá à posição online informações a respeito das vendas das lojas e da movimentação e distribuição de mercadorias.
O projeto elaborado pela Netcenter baseou-se em conexão VPN com link básico de Internet entre a matriz e cada filial, com configuração de link de contingência Velox. A Pinheiro Tintas implementou ainda uma política de acesso à Internet, que até então não possuía, e um serviço de manutenção remoto, também via ADSL.