Mobilidade corporativa: entenda como ela mudará sua forma de trabalhar

0
158

A mobilidade corporativa é uma das grandes tendências de um novo estilo de trabalhar e oferece redução de custos para a empresa, aumento de produtividade e uma melhor qualidade de vida aos funcionários. Porém, já nesses primeiros passos que damos nesse sentido, é imprescindível entender o que é mobilidade.

Algumas empresas afirmam trabalhar com mobilidade pelo simples fato de oferecer acesso ao e-mail corporativo no celular ou acesso ao webmail no navegador do computador doméstico do funcionário. Sim, essas ferramentas de trabalho são essenciais e acessá-las remotamente é ótimo, mas já não são novidade. No entanto, considerando tudo o que utilizamos no escritório, há bem mais itens a serem 'levados para casa'.

Pense em todos os programas e em todas as informações às quais você consegue ter acesso no ambiente físico da sua empresa. Agora, transporte tudo que está no seu desktop para o seu dispositivo pessoal, seja um notebook, tablet ou smartphone. Por meio da virtualização de desktops e de suas aplicações, você encontra tudo ali, pronto para usar de qualquer lugar. Com essa abordagem, uma camada de segurança engloba todos os programas corporativos, o que é bom para você e fundamental para a companhia. Abraçar o conceito da mobilidade corporativa, considerando o pilar essencial da segurança de acesso, é uma oportunidade para os diretores de TI se tornarem mais competitivos, e as empresas, mais eficientes. A macroeconomia, por mais adversa que pareça, pode estimular a adoção do novo conceito.

O cenário econômico do Brasil coloca a mobilidade como uma opção para as empresas economizarem. Uma recente pesquisa revelou queda de 15,4% nas vendas de equipamentos eletrônicos, comparando dezembro de 2015 ao mesmo mês do ano anterior. Esses resultados abrem uma oportunidade para investimentos em mobilidade por meio de virtualização dos desktops já instalados, pois mostram que não só as empresas estão adiando esse tipo de compra, mas também buscam uma complementação do acesso às ferramentas de trabalho por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, os quais têm custo mais baixo.

É o momento para usar de forma assertiva o orçamento destinado à Tecnologia de Informação, como por exemplo, em vez de trocar todos os computadores da empresa, optar por uma solução de TI que, além de aproveitar as máquinas já instaladas, também proporciona mobilidade segura para que colaboradores acessem suas ferramentas de trabalho de qualquer dispositivo (inclusive nos pessoais) e onde quer que estejam.

A mobilidade corporativa é uma tendência que já transforma o cenário das empresas. O conceito ajuda empresas a criar rapidamente uma filial para atender uma licitação conquistada, empodera a equipe de vendas para atuar em campo e assegurar a segurança de dados sigilosos, viabiliza a flexibilidade do trabalho remoto e colaboração, elevando a produtividade – e felicidade – da equipe, e estes são só alguns exemplos. Neste ano, a mobilidade corporativa amadurecerá por ser em um momento crucial para a gestão financeira das companhias, que estão altamente focadas na redução dos custos e manter um bom ambiente de trabalho.

Luís Banhara, diretor geral da Citrix no Brasil.

Deixe seu comentário