A partir desta terça, dia 10, os desenvolvedores de aplicativos poderão aceitar o pagamento por seus produtos através da venda na Appstore da Amazon, por meio do sistema de pagamento in-app. A varejista online vai ficar com 30% do valor de cada transação, que, segundo a empresa, é o padrão na App Store da Apple, Facebook and Google Play, informa o All Things Digital, blog de tecnologia vinculado ao The Wall Street Journal.
O anúncio não chega a ser uma surpresa, uma vez que é sabido que a Amazon vem realizando testes com o sistema de pagamento in-app ao longo dos últimos meses com alguns desenvolvedores na Appstore, por meio do Kindle Fire e outros dispositivos móveis equipados com o Android.
A plataforma de pagamentos é baseada no sistema online "1-Click" já uitlizado para pagamentos de terceiros, que permite que proprietários de lojas online usem a autenticação de usuário da Amazon e o processamento de pagamento da plataforma para compras. A ideia da empresa ao trazê-lo para os tablets e smartphones é tornar mais fácil para os consumidores a comprar.
Ainda segundo o All Things Digital, a varejista online vai definir o valor dos aplicativos, além de realizar promoções com alguns deles e deixar outros gratuitos. Os desenvolvedores, por sua vez, poderão definir os preços de seus itens na loja virtual, incluindo assinatura.
De acordo com pessoas próximas à empresa, um dos jogos desenvolvidos para o teste, Storm 8, gerou vendas de US$ 700 mil. A Amazon afirma que a nova loja de aplicações já tem 31 mil apps (a App Store, da Apple, e o Android Market, do Google, têm, respetivamente, 300 mil e 200 mil aplicações). No ano passado, a Apple processou a Amazon por utilizar o termo "AppStore" para denominar a nova loja.