Tendo como principal objetivo avançar em sua estratégia de apoiar seus clientes para a Digital Enterprise, a Software AG reforçou sua oferta de BPE (Business Process Excellence) com a inclusão da plataforma Apama, adquirida em julho de 2013.
Os clientes passam assim, a contar com todos os benefícios do software de Processamento de Eventos Complexos (CEP) Apama e com seus principais atributos-chave – capacidade de monitoramento, análise e ação a partir do fluxo de eventos. Com isso, as organizações conseguem correlacionar e analisar eventos em tempo real, detectar padrões de comportamento rapidamente, adaptar e executar suas estratégias de negócios, acelerando a tomada de decisões.
De acordo com Rodrigo Silveira, arquiteto de Soluções de Negócios da Software AG, as soluções que garantem o melhor aproveitamento da infraestrutura tecnológica são as mais procuradas pelas empresas inovadoras, que reconhecem a importância e a necessidade das áreas de TI e negócios trabalharem alinhadas e com o mesmo foco. Por esse motivo, a companhia investe no desenvolvimento e aprimoramento de seu portfólio e a aquisição do Apama está em linha com essa estratégia. "A plataforma de alta performance Apama possibilita que os clientes tirem valor máximo das informações, em áreas de negócios em que a velocidade do tempo de resposta é algo crítico, como detecção de fraudes, negociação em mercado de capitais, logística ou gerenciamento do comportamento do cliente, alavancando oportunidades", afirma.
Por possuir escalabilidade, a plataforma permite a rápida análise dos fluxos de eventos, além de suportar o processamento simultâneo de milhares de eventos individuais. A solução Apama ajuda as empresas a criarem vantagem competitiva e melhorarem a capacidade de resposta aos clientes, permitindo um completo aproveitamento do conceito Big Fast Data.
Um exemplo da aplicação da plataforma no segmento bancário é a detecção de fraudes no uso de cartões: por meio da rápida identificação de padrões incomuns – como o grande número de transações efetuadas em um curto espaço de tempo – é possível alertar uma provável anormalidade.
Além da plataforma Apama, o portfólio engloba também as soluções Presto (visualização em real time), Terracotta BigMemory (in-memory database) e Universal Messaging (integração/mensageria de baixa latência).