DOJ investiga acordo do Google com editoras de livros

0

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) está investigando o acordo feito pelo Google com a Authors Guild, associação de editoras americanas de livros, sobre o acesso on-line a versões digitais de publicações. As diligências pretendem verificar se o acordo, feito ano passado, viola ou não a lei antitruste do país.
O Google colocava o conteúdo dos livros gratuitamente na internet desde 2004, mas em 2005 o acesso foi interrompido por um processo judicial que alegava que direitos autorais estavam sendo desrespeitados.
Com isso, a gigante de buscas pagou US$ 125 milhões para cobrir trâmites legais e registros autorais das editoras e foi estabelecido que, toda vez que um título for digitalizado, a editora que detém os direitos será ressarcida. Desde abril, os oficiais de justiça dos EUA estão investigando se isso viola a lei antitruste do país.
De acordo com o The Wall Street Journal, a fiscalização do DOJ é mais uma prova de que o governo Obama está comprometido em respeitar as regulamentações da lei antitruste do país. Na análise do periódico, esse é um forte indicativo de que o acordo feito entre o site de buscas e as editoras poderá ser refeito ou até mesmo cancelado.
Um executivo de uma editora de Nova York, que não quis se identificar, disse que o DOJ está exigindo documentos contendo preços, estratégias para internet e outros acordos das editoras com o Google. Ele acredita que a intenção da investigação é, por meio de uma grande pesquisa de documentos, atingir diretamente o site de buscas.
O DOJ se recusou a fazer qualquer declaração sobre o assunto, afirmou o jornal americano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.