Pro Teste critica Anatel e diz que acionará Telefônica por pane

0

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) entrará com uma ação civil pública contra a Telefônica, para que a operadora seja obrigada a descontar o valor da assinatura básica da telefonia fixa (R$ 39,97) na próxima fatura, como forma de ressarcir pelos danos causados a 12 milhões de usuários do estado de São Paulo que tiveram prejuízos com a interrupção dos serviços de telefonia fixa durante a última terça-feira, 9.
Segundo a associação, esse pagamento seria feito sem prejuízo das perdas e danos individualmente ocorridos, já que esta foi a terceira vez neste ano que houve interrupção da prestação de serviços de forma injustificada por parte da Telefônica.
Para a Pro Teste, a última falha na prestação dos serviços foi ainda mais grave que as anteriores, pois afetou a telefonia fixa comutada – único serviço prestado em regime público e considerado essencial, deixando de atender até chamadas para a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos públicos que prestam atendimento de urgência. A associação de defesa do consumidor salienta que isso provocou prejuízos em larga escala em toda área do estado de São Paulo na qual a Telefonica atua.
De acordo com a Pro Teste, o pedido de suspensão da cobrança da assinatura básica leva em conta que ela custa quase 10% do salário mínimo, e vem sendo cobrada como justificativa para cobrir os custos relativos à universalização e à manutenção da infraestrutura de prestação do serviços.
A associação ainda fez sérias críticas em relação a atuação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). "A Pro Teste repudia a atuação débil da Anatel, que não fiscaliza as concessionárias com o rigor adequado à importância dos serviços prestados. Considera que, também por causa desta omissão, tem havido reiteradas interrupções na prestação dos serviços, sem a devida reparação dos consumidores e penalização da empresa", afirmou a associação
A Pro Teste foi além e observou que igualmente reprovável e ilegal é o fato de a Anatel, até agora, não ter informado à sociedade as razões que levaram aos quatro apagões ocorridos em menos de um ano na rede da Telefônica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.