Salesforce anuncia ferramenta de desenvolvimento de aplicativos de negócios para wearable devices

0
0

Salesforce.com, fornecedora de soluções de gestão de relacionamento com o cliente (CRM, na sigla em inglês) em nuvem, anunciou nesta terça-feira, 10, o lançamento do Salesforce Wear, software e ferramenta de desenvolvimento de aplicativos de negócios para wearable devices (aparelhos que podem ser vestidos), tais como óculos inteligentes, relógios e outros dispositivos portáteis que se conectam à internet.

"Queremos alavancar o desenvolvimento de aplicativos wearable", disse Daniel Debow, vice-presidente sênior de tecnologia da Salesforce.com, ao The Wall Street Journal. Segundo ele, a empresa já firmou parcerias com o Google, Samsung, Pebble Technology, Fitbit e várias outras empresas para o projeto.

Até agora, os wearables devices tem sido desenvolvidos para emprego no desporto profissional, nas forças armadas e em hospitais. A adoção no mundo corporativo, segundo analistas, tem sido prejudicada devido a preocupações com a privacidade, a incerteza sobre casos de sucesso, bem como a falta de aplicativos para operar em dispositivos. "E a Salesforce.com espera ajudar a desenvolver e moldar esse mercado de aplicativos de negócios", disse Debow.

De fato, para os analistas, a Salesforce poderá ajudar a acelerar a adoção de wearables no mercado corporativo, além de permitir à empresa um salto em relação a rivais como a General Electri, Cisco Systems e outras empresas interessadas em obter novas fontes de receita com wearables devices e outros dispositivos conectados.

A estratégia da Salesforce, aliás, é muito parecida como se aproximou do mercado de CRM mais de uma década atrás, quando trouxe um conjunto de aplicativos baseados em nuvem para o mercado, em contraposição aos fabricantes de software tradicionais.

Para ajudar os desenvolvedores visualizar o dispositivo, o developer kit da Salesforce inclui uma série de aplicativos de referência. Um deles é uma ferramenta de comunicação que, permite que um gerente de call center possa verificar o volume de chamadas e outros detalhes em tempo real, a partir de um smartWatch ou algum outro wearable.

Outro aplicativo permite que os usuários vejam informações sobre potenciais clientes que estão prestes a se encontrar. Há ainda um aplicativo de check-in de hotel, por meio do qual o hóspede escolhe um hotel e automaticamente faz o check-in e, em seguida, é notificado do seu quarto através do dispositivo.

A Salesforce também construiu um aplicativo que permite que um trabalhador possa acessar a partir do Google Glass o histórico de reparação de máquinas em uma plataforma de petróleo.

Hospedado na nuvem da Salesforce, a ferramenta permitirá aos desenvolvedores construir, lançar e atualizar aplicativos mais rápido do que o desenvolvimento de softwares on-premises, em que testes e correção de bugs têm prazos são mais longos.

Deixe seu comentário