Dois dias após a Apple anunciar oficialmente a sua entrada no mercado de streaming de música com o lançamento do Apple Music, o Spotify, seu concorrente direto, divulgou nesta quarta-feira, 10, que recebeu aporte de US$ 526 milhões em uma nova rodada de investimento, elevando seu valor de mercado para US$ 8,5 bilhões. Dessa forma, o Spotify passa a valer mais do que o dobro de sua rival Pandora, cuja capitalização atual é de US$ 3,5 bilhões.
O serviço de streaming de música revelou ainda que dobrou o número de assinantes pagos em um ano, para mais de 20 milhões, além de quase duplicar o seu número de usuários ativos: de 40 milhões, em maio de 2014, para mais de 75 milhões no mesmo período deste ano. De acordo com o Spotify, o resultado representa uma média de um novo assinante a cada três segundos ao longo do último ano.
Segundo fontes próximas ao assunto, parte do montante levantado será aplicada em novas formas de mídia, na medida em que o Spotify enfrenta uma crescente onda de concorrentes. Em um evento realizado no mês passado em Nova York, a empresa anunciou um plano de adicionar ao seu serviço vídeos e podcasts de parceiros, incluindo ESPN e NBC.
O Spotify já levantou um total de mais de US$ 1 bilhão em financiamentos. Na mais recente rodada de investimento participaram a operadora nórdica de telecomunicações TeliaSonera, o banco de investimentos Goldman Sachs, a gestora de fundos britânica Baillie Gifford, entre outros investidores. Com informações de agências de notícias internacionais.