Fundado na década de 1970, o Lopes Supermercado tem mais de 3,5 mil colaboradores e atua em São Paulo, com 30 lojas em diversas regiões do estado. A rede varejista tem investido em novas tecnologias no processo de gestão da companhia e uma das ações da empresa para a automação de processos e centralização da área fiscal foi a adoção da Plataforma Ellevo.
Fernanda Prezzoto, gerente de Impostos e Planejamento Tributário do Lopes, destaca que o processo de organização do setor iniciou em 2017. "Até então, o processo de recebimento fiscal, faturamento e lançamentos de notas fiscais em geral operava de forma descentralizada. Para que o projeto de melhoria não impactasse na rotina operacional das lojas percebemos a necessidade de adotar uma ferramenta que proporcionasse visibilidade em tempo real e que se tornasse o ponto focal da comunicação entre a área solicitante e a central de operações fiscais", comenta a executiva.
A partir do projeto de implantação da plataforma Ellevo, o Lopes prevê ainda a automatização de alguns processos fiscais, reduzindo o trabalho operacional da equipe. "Nossa solução foi criada para garantir a execução e controle de processos complexos, tornando a rotina de empresas com mais unidades, como é o caso do Supermercado Lopes, mais transparente e integrada. A partir de um fluxo de trabalho bem definido, todos os registros são desenvolvidos em um sistema com dados estruturados, o que facilita o controle, resgate de histórico de atuação, análise de informações para a tomada de decisão assertiva", comenta Wellington Morais, gerente operacional da Ellevo.
"Estamos na etapa de automatizações entre Ellevo e SAP, e com isto, nossa expectativa é gerar maior agilidade no recebimento das lojas, aumentar ainda mais o controle com maior visão do início ao fim das operações fiscais, diminuir retrabalhos, uma vez que estas tarefas passam a ser efetuadas por profissionais da área fiscal e com menor intervenção manual, assumindo a parte burocrática fiscal da operação colaboramos com as lojas/CD no foco da venda e do cliente", finaliza Fernanda.