A companhia aérea United Airlines conseguiu economizar nada menos que US$ 2,3 milhões com a implantação de um novo programa para plano de vôo instalado em janeiro deste ano. A tecnologia adquirida pela empresa, chamada de FWZ, foi desenvolvida pela Lockheed Martin em parceria com a Flugwerkzuege Aviation Software e permite identificar as melhores rotas para as aeronaves.
?O software nos ajuda a planejar a rota de forma mais segura e eficiente, proporcionando um aumento da eficiência operacional e a redução dos custos. Ele avalia as condições meteorológicas, temperatura do ar, velocidade do vento e o desempenho do avião. Também determina a melhor velocidade e altitude com base em diversos fatores de custo, entre os quais, combustível e manutenção?, explica Alexandria Marren, vice-presidente de serviços operacionais da United.
Segundo ela, a ferramenta, instalada até o momento em 115 rotas internacionais, irá beneficiar os pilotos e despachantes da United ao mostrar em tempo real o equilíbrio entre combustível e tempo relacionados aos custos. E, ao ver em tempo real as comparações, a equipe tem conhecimento das economias que são geradas. ?Nossos despachantes foram pioneiros no desenvolvimento desses programas a partir da perspectiva do consumidor final?, afirma Alexandria.
A United Airlines iniciou a instalação do sistema nos vôos para a Ásia em março e, no mês passado, grande parte de seus vôos internacionais tiveram as rotas otimizadas pelo programa. Até o momento, o programa foi utilizado em 2,4 mil vôos. Com a implementação total do sistema, prevista para o fim de 2008, a empresa pretende atingir 1,6 mil vôos diários, o que resultará em uma economia de mais de US$ 20 milhões por ano.