Nextrans controla manutenção de quatro mil pneus

0

A Nextrans Transportes Industriais, empresa do segmento de transporte pesado e logística industrial, implementou o software Sofit4Transport, da Sofit, empresa especializada em software como serviço, para a gestão dos 4,5 mil pneus utilizados em sua frota. Localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo, a Nextrans trabalha com caminhões e carretas conhecidas como "linha de eixo", equipamentos usados para transportar cargas com peso altamente concentrado e que podem ser configurados para até 35 eixos.

A frota da Nextrans conta com 450 veículos, entre 280 carretas, sendo que 180 são pranchas com mais de três eixos, e mais 170 caminhões, dos quais 90 são do segmento pesado. A empresa tem uma forte política de manutenção preventiva e mantém quatro áreas de borracharia interna em suas principais garagens, mas não possuía uma forma de controle sistêmico para os milhares de pneus utilizados, nem uma ferramenta que possibilitasse análises qualitativas para determinar quais são as marcas e modelos de pneus que melhor atendem as suas necessidades.
Adriel Xavier, gerente de operações da Nextrans, explica que, como a empresa já utilizava outras soluções para a gestão da manutenção dos veículos, a Nextrans implementou o Sofit4Transport principalmente pelo diferenciado módulo de controle de pneus. De forma simples e rápida toda a negociação foi realizada remotamente e em apenas um mês a solução já estava pronta para utilização. “O que nos chamou a atenção para o software da Sofit foi o baixo custo total de utilização, pois, por ser baseado na web, não precisamos de investimentos em infraestrutura”.
Atualmente, a empresa está elaborando o inventário de todos os pneus para identificar a localização exata de cada um nos equipamentos ou nos almoxarifados. Após esta preparação, a expectativa é realizar as análises de rendimento para então identificar, até o final do ano, qual é a marca e modelo de pneu mais adequado para suprir as necessidades da empresa considerando o custo por quilometro rodado. “A partir deste levantamento teremos dados confiáveis para negociar com exclusividade o fornecimento de pneus com determinado fabricante”, afirma Xavier.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.