Visa considera chatbot "um caminho sem volta"

0

Continuando sua aposta na plataforma e com o objetivo de oferecer um atendimento mais conveniente e ágil para as pessoas, foi lançado o chatbot da Visa. Após dois meses de funcionamento, a empresa conseguiu avaliar as mais de 157 mil interações com quase 8 mil pessoas realizadas neste período. Descobriu-se que 58% dos usuários eram mulheres e que os assuntos mais procurados foram "Quero um Visa", seguido de "Ofertas e Promoções" e "Benefícios Visa".

Setenta e quatro porcento dos usuários resolveram suas dúvidas em até dois minutos de conversa com o robô – o que se comparado aos atendimentos realizados por outras plataformas, é um tempo consideravelmente rápido – podemos afirmar uma queda na procura pelo outro canal de atendimento da Visa no Brasil, o e-mail Fale Conosco.

Entre maio e junho, tivemos uma queda de 21% e, entre junho e julho, de 30% – bastante significativa. Do total de pessoas que responderam à pesquisa de satisfação, 87% delas classificaram a experiência com o chatbot entre boa e ótima. Dá para ver que é um caminho sem volta e que será cada vez melhor para empresas e consumidores, já que o sistema é eficiente e está em constante aprendizado.

Para usar o chatbot basta chamar a página da Visa no Facebook para um bate-papo no aplicativo de celular ou no navegador. A plataforma funciona na base da conversa, como explica o vice-presidente de marketing da Visa, Sergio Giorgetti. "Tudo começou com a pergunta: 'como é que a gente entrega mais informações sobre os produtos e as inovações da Visa?". Aí, ao longo do desenvolvimento, descobrimos que a solução poderia ser uma comunicação direta e prática com a empresa", explica o executivo.

O robô é capaz de responder até 90% das questões mais corriqueiras dos usuários sem recorrer à ajuda de humanos. Mas, muito além de responder às perguntas, o Bot foi projetado também para oferecer serviços agregados. Ao informar os 6 primeiros dígitos do cartão Visa, a ferramenta já apresenta os benefícios atrelados e mostra ofertas e promoções feitas sob medida.

Por exemplo: é possível saber pelo bot informações sobre seguros viagem, restaurantes que fazem parte da parceria com o Restorando e novas ofertas do programa Vai de Visa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.