TIM adota solução de gestão de desempenho de redes da Open Labs

0

A área de Governança e Qualidade de Rede da TIM implanta a solução Altaia, da Open Labs, para monitorar e fazer a gestão da qualidade e desempenho de sua rede. A plataforma Altaia na TIM está calculando, em tempo quase real, mais de 6 mil KPI's e realizando mais de 15 bilhões de cálculos por dia já no startup da solução.

Segundo Michelle Bastos Lage Ferreira, Diretora de CTIO Governance na TIM, a iniciativa segue a estratégia de migração de sistemas da companhia para a nuvem e o compromisso com os indicadores de sustentabilidade. A solução, através do seu módulo de alarmes baseado em KPIs pré-definidos, está integrada ao centro de monitoração e garante o acionamento das áreas responsáveis para o tratamento de degradações com celeridade, mitigando impactos nos serviços e melhorando a qualidade percebida pelos clientes.

"A adoção do Altaia é um passo importante para assegurar o completo gerenciamento das redes e seus indicadores, garantindo escalabilidade e velocidade nas novas integrações, monitoração em near real time e aprimoramento da Experiência do Cliente durante a utilização dos nossos serviços fixos e móveis", destaca Michelle.

De acordo com ela, a plataforma Altaia consegue identificar proativamente problemas na rede, tanto em equipamentos como nos serviços e acionar as equipes especializadas para avaliar e implementar as correções necessárias, em tempo real. É ela que processa e disponibiliza os KPI's para a Anatel monitorar a qualidade dos serviços da TIM.

Para Cleverson Novo, Diretor Comercial e de Marketing da Open Labs, um outro destaque do projeto Altaia da TIM será maximizar a eficiência operacional, uma vez que na gestão proativa da rede, ela antecipa eventuais problemas e aciona automaticamente as equipes especializadas, evitando atividades manuais, fazendo com que a equipe técnica se concentre em sanar a causa raiz do problema.

"O Altaia é uma solução flexível, permitindo que seja facilmente adaptado aos processos de negócio da operadora, de forma que as equipes de operação tenham total controle do estado da rede e serviços, gerindo e evoluindo seus próprios KPI's, limiares de desempenho, Dashboards, entre outros. Além disto, o Altaia permite fomentar mais a visão do usuário, ou seja, gerar negócios com a análise da utilização de rede, contribuindo para o chamado CEM (Customer Experience Management)", esclarece Cleverson.

O Altaia faz parte da solução NOSSIS One, da Altice Labs, matriz da Open Labs. Esta solução provê um conjunto completo de funções relacionadas à gestão de redes e serviços de telecom, suportando as áreas de Operação de Redes e Serviços. No mercado de telecom, sistemas que atuam nestes domínios, são chamados de OSS's ou Sistemas de Suporte à Operação. É compatível com qualquer fornecedor de rede, qualquer tipo de serviço e qualquer tipo de tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.