?Foi uma excelente oportunidade para conhecermos as competências brasileiras na área de TI, que sinalizam um grande potencial de negócios entre os dois países?. A análise é de Mmamathe Makhekhe-Mokhuane, presidente do Conselho Oficial Governamental de Tecnologia da Informação sul-africano, ao fazer um balanço final da visita da missão do Governo da África do Sul, que esteve no Brasil em uma iniciativa da Softex e da Apex Brasil.
Mmamathe Makhekhe-Mokhuane, responsável pela administração de recursos da ordem de US$ 5 bilhões para o período 2007/08, informou ainda que deverá ser organizada para breve uma visita de empresas brasileiras com soluções na área de TI para a África do Sul, com particular interesse para os programas de inclusão digital; soluções de software aberto; soluções de educação e e-learning; além do segmento de Governo Eletrônico, com foco nas áreas de gerenciamento, controle e gestão de empresas públicas, incluindo a oferta de serviços públicos via WEB.
Os sul-africanos cumpriram uma extensa agenda de contatos. Em Brasília, foram recebidos pelo secretário Rogério Santanna, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Em São Paulo, participaram de um workshop sobre as iniciativas brasileiras na área de e-Government e se reuniram com executivos de empresas brasileiras*. Também visitaram o CPqD, em Campinas, no interior do Estado, um dos mais conceituados pólos em telecomunicações e tecnologia da informação do mundo.
Na análise de José Cusnir, consultor da Softex, há espaço tanto para a entrada de soluções brasileiras no mercado sul-africano como para o estabelecimento de parcerias para a implementação destas soluções. ?Iniciativas como estas têm o poder de estimular acordos bilaterais entre o Brasil e a África do Sul no âmbito da cooperação tecnológica?, finaliza Cusnir.