A plataforma de telefonia IP da Avaya foi adotada como parte de um processo de reestruturação da rede da Alere, fabricante de produtos para diagnósticos in vitro.
Além de padronizar e integrar os processos de telefonia, o objetivo é centralizar o gerenciamento das quatro unidades da empresa no Brasil, duas em Belo Horizonte (MG), uma no Recife (PE) e outra em São Paulo (SP).
O projeto teve início em maio do ano passado. O sistema adotado é composto pelo IP Office Avaya 500 e telefones IP Avaya 9640.
Indicado para pequenas e médias empresas que contam com mais de uma unidade, o IP Office 500 é uma plataforma modular de comunicações unificadas, que oferece funcionamento contínuo e simultâneo, sem precisar de hardware redundante.
Em caso de corte de eletricidade ou falha do computador, os usuários podem recuperar automaticamente a conexão em outra localização, conservando todas as capacidades de comunicação.
A nova plataforma reduziu os custos de telefonia da empresa: quando não está em seu local de trabalho, um executivo consegue atender e realizar chamadas de qualquer lugar do Brasil e do mundo sem pagar a mais por isso, usando apenas a banda de internet já contratada.
Além disso, a administração centralizada de todos os sistemas padronizou e melhorou a qualidade e os processos de comunicação da Alere, possibilitando um maior controle das chamadas e a elaboração de relatórios consistentes e consolidados.
Com o projeto, que contou com a participação da integradora Haddar, os aparelhos telefônicos se conectam diretamente à rede de computadores, o que proporciona mobilidade e permite conferências com até 64 participantes.
Alere também passou a ter um atendimento eletrônico com mensagens personalizadas no correio de voz dos colaboradores, que podem ser consultados por meio do computador ou celular.
Além da implementação, a Haddar é responsável por prestar suporte técnico para os mais de 140 colaboradores da Alere no Brasil.