Inteligência artificial no RH: três passos que as empresas devem aprimorar na rotina antes de implementar a tecnologia

0

A inteligência artificial já faz parte do dia a dia do RH e facilita a tomada de decisões por meio do uso de dados. E antes mesmo da sua implementação, é possível preparar os profissionais de RH com passos que engajem e inspirem os profissionais, mostrando a importância do uso da tecnologia.

Os avanços na IA generativa renovaram o foco na aplicação da IA na função de RH. De acordo com um levantamento da Gartener, 81% dos líderes de RH exploraram ou implementaram soluções de inteligência artificial (IA) para melhorar a eficiência dos processos nas suas organizações. Além disso, dados da consultoria Bain & Company, mostram que para 87% dos heads de RH, a tecnologia digital deve mudar profundamente o setor.

Para  Ricardo Nobrega, diretor de vendas e marketing Intelligenza IT, consultoria especializada em tecnologias para RH, o uso de IA pode ser dividido em duas principais categorias: adoção de ferramentas que contam com IA embarcada e o uso mais puro de modelos (algoritmos) de Machine Learning. "Isso é importante, pois no primeiro caso são os fabricantes que decidem quais e como os modelos serão utilizados, e o usuário final recebe o resultado. Já no segundo caso, existe uma diversidade muito grande de possibilidades, mas também um aumento de complexidade e necessidade de conhecimento profundo na tecnologia", explica Nobrega.

Ainda segundo o diretor de vendas, a tecnologia já existe há muito tempo, mas foi a inclusão da IA embarcada que gerou uma onda no mercado, o chatGPT é exemplo disso. No entanto, ainda há muito a ser feito "Vejo a maior parte dos fabricantes de soluções para RH divulgando que já adotaram IA em suas ferramentas, mas de forma geral, ainda é algo tímido e limitado. Temos exemplos de análise ou composição da descrição para uma vaga, recomendação de treinamentos e análise de sentimento em pesquisas de clima, mas são recursos em sua maioria escassos e sem possibilidade de customização", conclui o diretor da Intelligenza IT.

O próximo ano para o uso de IA no setor, é de crescimento. Para Nobrega, haverá ampliação na utilização de chatbots para atendimento inicial dos colaboradores, com aplicabilidade de Machine Learning para análise de candidatos, geração de insights sobre experiência dos profissionais e consumo de Analytics com base em prompts de usuários.

Com a democratização do acesso à tecnologia, centenas de ferramentas surgem semanalmente, com a mensagem de solucionar todos os problemas, é fácil se perder na busca pela solução perfeita. Mas antes de adotar qualquer ferramenta, é preciso avaliar a sustentabilidade do fornecedor, além dos aspectos de segurança e governança. Para garantir a aceitação dos profissionais de RH, é importante prepará-los para a chegada da IA. Confira três dicas para melhorar a rotina no setor antes mesmo de implementar a IA:

Política de uso da tecnologia

A implementação da IA deve estar ancorada em uma política de medidas de segurança rigorosas para proteger informações sensíveis, estar em conformidade com as regulamentações e leis relacionadas à IA e à privacidade de dados. Além da transparência em todas as operações, incluindo comunicar o uso do recurso aos colaboradores e manter registros para garantir responsabilidade.

Cultura tecnológica

Implementação de uma cultura de IA, para que as pessoas se preparem e incorporem o uso no dia a dia, pois não adianta ter a tecnologia, mas não utilizá-la adequadamente. Isso engloba treinamentos e workshops regulares sobre as aplicações e o impacto da tecnologia nos negócios para capacitar o setor de RH e outras áreas da empresa, integrar a IA às tarefas cotidianas e incentivar projetos relacionados.

Casos  de sucesso

Criar casos de sucesso internos, conectando as iniciativas com resultados do negócio faz com que pessoas se inspirem e o uso da IA passa a ser entendido como de suma importância para o crescimento do setor e da empresa como um todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.