ONG impulsiona o protagonismo feminino em tecnologia na América Latina

0

A presença das mulheres no campo da tecnologia tem crescido significativamente nos últimos anos, refletindo uma mudança positiva na indústria. No entanto, ainda existem desafios a serem superados para alcançar uma representação mais equitativa de gênero nesse setor.

Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), nos últimos cinco anos (2015-2022), o aumento da participação feminina foi de 60% no setor de tecnologia. Já um levantamento realizado pela Catho em 2022, onde houve um aumento de 2,1 pontos percentuais de mulheres em cargos de tecnologia em comparação com o ano anterior. No período, a presença feminina em cargos de tecnologia representava 21% e a masculina 78%. Nos dois primeiros meses de 2022, os números já mostraram um avanço: as mulheres têm ocupado 23% dos postos nesse setor, e os homens 76%.

A questão é que apesar do cenário de crescimento das mulheres no setor, a visão geral ainda é negativa. 83,3% do mercado é composto por homens, enquanto as mulheres ocupam apenas 12,3% dos cargos de tecnologia.

Já a demanda por profissionais nesse segmento continua alta. Durante a pandemia, em 2020, a busca por profissionais de TI cresceu mais de 600%. Uma pesquisa realizada pelo Vagas For Business mostrou que a representatividade de profissionais de nível pleno em tecnologia registrou um crescimento recorde em 2023. Em 2021, elas representavam 30% das vagas em tecnologia, em 2022 caíram para 27% e, neste ano, cresceram para 34%. Outras oportunidades para níveis mais baixos como estágios, auxiliar e técnico também registraram aumento.

Uma tendência positiva é o aumento das formações e iniciativas direcionadas especificamente para mulheres em tecnologia. Organizações sem fins lucrativos, empresas e instituições de ensino têm lançado programas voltados para encorajar mais mulheres a ingressar e prosperar no campo tecnológico.

A WoMakersCode, a maior comunidade de mulheres na tecnologia da América Latina, está fazendo história desde a sua fundação em 2015 na construção de uma nova realidade tanto para as mulheres quanto para o mercado de tecnologia. Em 2021, deu um passo significativo ao se tornar uma organização sem fins lucrativos, continuando sua missão de empoderar e fortalecer o protagonismo feminino na indústria de tecnologia.

Até 2022, a ONG impactou positivamente a vida de mais de 250 mil mulheres em todo o Brasil, oferecendo 4.050 bolsas de estudo em mais de 700 atividades, incluindo cursos, programas de formação, mentorias, orientação de carreira, eventos e trilhas de conteúdo. Esta conquista solidifica o compromisso da organização em criar oportunidades e capacitar mulheres na tecnologia. "Atingimos um impressionante índice de 80% de nossas alunas recolocadas no mercado de trabalho", afirma Cynthia Zanoni, diretora da  WoMakersCode.

A instituição se destaca não apenas por seu compromisso com a igualdade de gênero, mas também por sua dedicação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, alinhando-se perfeitamente com a estratégia de impacto social global. A organização é uma parceira oficial do Pacto Global da ONU no Brasil e recebeu o Selo da Igualdade Racial de São Paulo em 2022, em reconhecimento à promoção intencional da igualdade racial em seus programas de formação.

De acordo com Zanoni, a missão da WoMakersCode é clara: fortalecer o protagonismo feminino na tecnologia, promovendo o desenvolvimento profissional e econômico das mulheres na área. "Nossa visão é impulsionar a jornada de formação técnica e empregabilidade das mulheres, desde o despertar para a carreira até alcançar posições de liderança, com ações intencionais que visam promover a representação feminina em todas as áreas da tecnologia e inovação. Acreditamos e trabalhamos pela transformação do mercado de trabalho, tornando-o mais igualitário e diverso", destaca.

Além de apoiar as mulheres diretamente, a instituição também colabora com empresas comprometidas com a equidade de gênero. Seu objetivo é construir parcerias relevantes e desenvolver projetos que contribuam para as metas de ESG (Ambiental, Social e de Governança) e gerem impacto social, por meio da educação e contratação de talentos diversos. "Reconhecemos a importância do desenvolvimento interno das empresas e, como parte disso, oferecemos palestras e treinamentos nas áreas de Soft Skills (habilidades interpessoais), Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) e liderança", explica.

Os projetos da WoMakersCode incluem eventos, como o Encontro de Mulheres e Carreira em Tecnologia, programas de formação técnica e mentoria e a plataforma de cursos Mais Mulheres Tech. Todos esses programas visam capacitar as mulheres na indústria tecnológica e criar oportunidades para o seu crescimento profissional.

De acordo com Zanoni, até agora já foram realizados 13 projetos de formação, concedendo 6.200 bolsas de estudos para meninas e mulheres. E esse número deve aumentar até o final do ano com bolsas de estudos para mulheres nas áreas de programação, ciência de dados e inteligência artificial. "No roadmap de 2024 estão a criação de novas turmas dos programas de formação em ciência de dados, inteligência artificial e programação, além de mentorias para empregabilidade e o lançamento de uma iniciativa para estudantes de ensino fundamental e médio, para despertar o interesse pela carreira na área de tecnologia", afirma.

Cynthia reforça que embora haja um progresso significativo em direção a uma maior inclusão de mulheres na tecnologia, ainda há um longo caminho a percorrer. "A diversidade de gênero é fundamental para impulsionar a inovação e garantir que todos tenham a oportunidade de contribuir plenamente no campo da tecnologia. É importante que continuemos a apoiar iniciativas que promovam a igualdade de gênero, incentivem mais mulheres a seguir carreiras em tecnologia e criem um ambiente inclusivo para todos os profissionais", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.