O Match Group, dono do famoso aplicativo de relacionamentos Tinder, anunciou os termos para sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). A empresa, que também é proprietária do site de namoro Match.com e do aplicativo OkCupid, disse que espera levantar até US$ 536,7 milhões com o IPO, o que deve elevar o valor de mercado do aplicativo para até US $ 3,4 bilhões. Isto é aproximadamente US$ 800 milhões a menos do que estimavam alguns analistas de Wall Street.
No prospecto preliminar do IPO arquivado na Securities and Exchange Commission (SEC, a CVM dos Estados Unidos), o Match Group informa que vai vender 33,3 milhões de ações, precificadas entre US$ 12 e US$ 14 a ação. As instituições financeiras que coordenarão a operação de lançamento das ações terão a opção de comprar até 5 milhões de ações adicionais. A empresa planeja listar suas ações na Nasdaq sob o símbolo "MTCH".
Os bancos que irão coordenar a negociação das ações da empresa são o JP Morgan, Allen & Co., Bank of America Merrill Lynch, Deutsche Bank Securities, BMO Capital Markets, Barclays, BNP Paribas, Cowen and Company, Oppenheimer & Co., PNC Capital Markets, Société Générale e Fifth Third Securities.
O Match Group, cujos aplicativos e o site contam com 59 milhões de usuários ativos mensais, registrou receita de US$ 888,3 milhões no ano passado, o que representa um aumento de cerca de 11% em relação a 2013, de acordo com o documento arquivado na SEC.
O registro revela detalhes da estratégia da companhia para gerar mais receita a partir de seus aplicativos e site de namoro. A empresa pretende "aumentar significativamente" o número de anúncios online no Tinder, que tem atualmente 9,6 milhões de usuários ativos diários, que passam em média 35 minutos por dia no app. "O forte envolvimento dos usuários com o Tinder faz com que seja uma plataforma muito atraente para os anunciantes", diz a empresa no documento.
O Match Group é uma das poucas companhias que estão se preparando para abrir capital, apesar de este não parecer ser o momento certo para obter uma boa precificação. As fortes oscilações, principalmente do mercado norte-americano de ações, têm dissuadido muitas empresas a prosseguir com as operações para o IPO. O serviço francês de streaming de música Deezer, por exemplo, recentemente adiou seu IPO, citando "condições de mercado" pouco favoráveis. A plataforma de namoro online Zoosk também retirou seu plano para uma oferta pública inicial no início deste ano depois de mais de 12 meses de atraso.