Dataprev processa benefícios do programa emergencial em tempo recorde

0

Os números do programa de emergência de benefício social distribuído pelo Governo Federal de março até agora impressionam: foram 118 milhões de beneficiários (56 % da população brasileira), 11,9 milhões atendidos em 6 dias após o início do programa; foram processados 151 milhões de registros (99% deles em apenas os três primeiros meses); o programa distribuiu R$ 235 bilhões aos que tinha direito ao benéfico pela Lei, o que equivale a 3,2% do PIB.

A informação é de Gustavo Canuto, presidente da Dataprev, que participou nessa terça-feira, 10, de uma live promovido pelo SAS, fornecedora da ferramenta de analytics, que detalhou o esforço a empresa para desenvolver o sistema em tempo recorde, em apenas 6 dias após a aprovação da Lei, envolvendo 22 bases de dados de diferentes origens, com requisitos legais e regras de identificação levando em conta a proteção de dados pessoais prevista na LGPD.

Além disso, o processamento exigiu velocidade dos três data centers certificados pela Dataprev, com 9 camadas de proteção para garantir segurança da informação,  comparáveis a apenas três existentes em companhias privadas no Brasil, com os requisitos de identificação, cruzamento de bases de dados coletadas de layouts e atualizações diferentes, de modo a produzir ao final a informação adequada para ser compartilhada no formato exigido pelos diferentes agentes financeiros que disponibilizaram o benefício à sociedade.

Ele explicou que a Dataprev já era cliente do software de analytics, mas teve de contratar e treinar mais funcionários na ferramenta para atender o crescimento da demanda. Além disso, usou estatísticos para fazer o cruzamento das massas de dados, para descobrir situação anômalas indicadoras de fraude.

O programa foi supervisionado por diferentes órgãos públicos, Ministério da Cidadania, bancos, Justiça e Controladoria da União para fazer com que o programa fosse executado pelo Dataprev, responsável para entregar a quem devia os recursos financeiros, buscando evitar a quem quisesse praticar fraudes.

No começo os dados foram sendo colocados pelas pessoas em aplicativos de celular, portais e sites para declarar a renda e demais dados de identificação, mas muitos se passaram por outras pessoas, colocaram informações falsas com requisitos para burlar o sistema, que foi ao longo desse tempo evoluindo para barrar essas falhas.

"Com o mapeamento que foi feito o sistema será inestimável para se usar em outros programas sociais", enfatizou Canuto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.