A AT&T lançou o primeiro teste 5G com clientes empresariais nos EUA, usando a tecnologia de onda milimétrica (mmWave) para alimentar uma experiência de rede 5G em um dos escritórios da Intel em Austin, EUA. Em parceria com a Ericsson, foi realizada a primeira demonstração pública da 5G com transmissão de vídeo 4K HD e transmissões de câmeras em tempo real, alcançando velocidades de cerca de 14 gigabits por segundo. A tecnologia 5G está sendo usada com Ericsson e Intel no campo para explorar quais benefícios ela pode fornecer para clientes empresariais no mundo real.
"Este teste representa um avanço significativo. Estamos saindo do laboratório e indo para o campo com clientes empresariais do mundo real", disse Rick Hubbard, vice-presidente sênior de Gerenciamento de Produtos de Rede da AT&T. "Esperamos que a tecnologia mmWave seja uma parte importante da 5G. O teste ajudará a acelerar o nosso trabalho 5G ao lançar uma nova luz sobre como a tecnologia atua em um ambiente de negócios".
Durante o teste, uma largura de banda de mais de um gigabit por segundo nos permitirá testar múltiplos conceitos de casos de uso empresariais, incluindo acesso à Internet, VPN, aplicativos de Comunicações Avançadas e fluxos de vídeo 4K. O teste demonstrará o potencial da 5G VoIP nos espectros de banda de 15GHz e 28GHz.
"A transmissão de vídeo móvel continua sendo um aspecto vital do nosso trabalho com a 5G, e este teste nos dá a oportunidade de testar a transmissão de vídeo 4K HD sobre distâncias físicas maiores entre as peças e o equipamento. Com os nossos avanços em 5G e 4G LTE, esperamos velocidades que rivalizem com o que vemos dos fornecedores de acesso com cabo. Nosso caminho para a 5G ajudará a transformar esta visão em realidade de forma mais rápida", disse Tom Keathley, vice-presidente sênior de arquitetura e design de redes wireless da AT&T.
"A Intel está comprometida a colaborar com os líderes da indústria para desenvolver tecnologias e soluções líderes que acelerem a prontidão da rede para o lançamento rápido e bem-sucedido da 5G", disse Aicha Evans, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Comunicações e Dispositivos da Intel. "Estamos empolgados para trabalhar com a AT&T neste teste inicial à medida que trabalhamos para fornecer os produtos e investimentos que darão vida à 5G".
"A Ericsson está trabalhando com a AT&T e outras operadoras e parceiros líderes do ecossistema para fomentar a 5G – tanto com os atuais testes de campo pré-padrões, quanto com as atividades de padronização com organizações globais de padrões e grupos da indústria", disse Thomas Noren, chefe da área de produtos de rede da Ericsson. "Esse teste nos deixa um passo mais perto da comercialização da 5G, validando a viabilidade da cobertura exterior-para-interior da mmWave para clientes empresariais".