Um acervo com 52,6 milhões de documentos com registros de medicamentos que circulam no Brasil será inteiramente tratado e digitalizado. Trata-se de um arquivo único, com quase um século de informações, que além da relevância para todo o sistema nacional de saúde, ajuda a contar a história do tratamento médico no País.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem a posse do arquivo, quer garantir a integridade dessa vasta documentação e qualificar o acesso de seus técnicos a informações relevantes.
A Montreal Informática foi contratada em concorrência pública e terá dois anos para processar todo o acervo. O trabalho inclui gestão de arquivamento de todo o material em papel, sua digitalização, implantação de softwares de acesso e leitura com certificação digital para 1,7 mil funcionários credenciados da Anvisa, além de treinamento.
Como nenhum documento pode sair dos arquivos em Brasília, a Montreal está montando uma planta de digitalização nas próprias dependências da Agência, com uma equipe de 70 técnicos especializados. Além do acervo, essa mesma equipe irá tratar, arquivar e digitalizar novos documentos que somam novos 540 mil a cada mês.
- Arquivo