A SAP anuncia mudanças em sua estrutura regional de vendas para atender dois objetivos: reforçar suas prioridades em 2013 e aproximar ainda mais suas atividades às demandas de seus clientes.
As mudanças serão implementadas na região das Américas, mas a companhia promoverá, também, o realinhamento em outros dois importantes blocos, contemplando Europa, Oriente Médio e África (EMEA), de um lado, e Alemanha, Áustria e Suíça (DACH) de outro.
Segundo a SAP, as estruturas de vendas da América do Norte e América Latina se fundirão em uma única região, denominada As Américas, para a qual Rodolpho Cardenuto foi nomeado presidente.
No novo cargo, o executivo terá a responsabilidade de supervisionar todas as operações e esforços de vendas na região pan-americana. Cardenuto está na SAP desde 2008 e já exerceu papel de liderança regional, impulsionando a altos níveis de crescimento os principais mercados da região, como Brasil e México. Sua posição mais recente foi a de presidente para América Latina e Caribe.
O executivo se reportará a Robert Enslin, presidente global de operações com clientes e membro do conselho de administração da SAP. “A equipe da SAP América Latina construiu uma marca baseada no forte compromisso de gerar resultados consistentes, desenvolver liderança e investimentos e impulsionar o crescimento dos clientes por meio de parcerias estratégicas. Estou empolgado com essa nova oportunidade de expansão da liderança e espero continuar fortalecendo a marca SAP nas Américas”, afirma.
Já o realinhamento das regiões EMEA e DACH tem como objetivo materializar as oportunidades de crescimento na Europa e no Oriente Médio.
Assim, a SAP forma uma nova região de operações denominada MEE (sigla em inglês para Europa Central e do Leste), que incluirá as unidades de mercado CEI (Comunidade dos Estados Independentes) – antiga União Soviética – e as correspondentes a suas antigas regiões europeias DACH e CEE (Europa Central e do Leste).
A nova região EMEA inclui os países nórdicos, Reino Unido, França, Bélgica, Luxemburgo, Itália, Espanha, Grécia, Portugal, Turquia, Oriente Médio e África do Norte e África.
As áreas funcionais de vendas, demanda e oferta de serviços da SAP serão incorporadas às organizações regionais correspondentes, para permitir que os clientes se beneficiem de uma força de campo combinada e fortalecida que concentrará seus esforços na otimização do ciclo de geração do valor, desde a vinculação e obtenção de licenças até a implementação eficaz dos sistemas.
- Área Comercial