As armas da Intel para impulsionar o uso de IA no setor automotivo

0

A Intel desenhou um plano para impulsionar a estratégia de inteligência artificial (IA) no mercado automotivo. Dentre os passos definidos pela gigante dos semicondutores está um acordo para adquirir a Silicon Mobility e uma nova família de system-on-chips (SoCs) de veículos definidos por IA.

A Silicon Mobility é uma empresa de silício e software sem fábrica, especializada em SoCs para gerenciamento de energia de veículos elétricos inteligentes (EV). Já a nova família de system-on-chips (SoCs) de veículos definidos por IA será desenvolvida pela Zeekr, o primeiro fabricante de equipamento original (OEM) a adotar o novo SoC.

"A Intel está adotando uma abordagem de 'veículo inteiro' para resolver os maiores desafios do setor. A condução de soluções de IA inovadoras em toda a plataforma de veículos ajudará o setor a navegar na transformação para os EVs", disse Jack Weast, vice-presidente e gerente geral da Intel Automotive. "A aquisição da Mobilidade de Silício está alinhada às nossas metas de sustentabilidade ao abordar uma necessidade crítica de gerenciamento de energia para o setor".

A transição de EV juntamente com a demanda dos clientes por experiências no interior dos veículos impulsiona a estratégia da Intel para viabilizar SDVs. A Intel também anunciou um compromisso de fornecer a primeira plataforma aberta de chiplets baseada em UCIe do setor para SDVs. A Intel trabalhará com a imec para garantir que as tecnologias de embalagem atendam aos rigorosos requisitos de qualidade e confiabilidade da indústria automotiva. A Intel também presidirá um novo padrão internacional definidor do setor para gerenciamento de energia de EVs.

Hoje, os SoCs Intel estão em mais de 50 milhões de veículos, capacitando infotenimento, exibições, clusters de instrumentos digitais e muito mais. Amanhã, o roteiro expandido de "veículos inteiros" aprimorados por IA da Intel moverá a indústria em direção a um futuro mais escalável, definido por software e sustentável.

A Silicon Mobility SAS é uma empresa fabless de silício automotivo e software que projeta, desenvolve e implanta SoCs de gerenciamento de energia EV. Os SoCs da Silicon Mobility apresentam aceleradores líderes do setor desenvolvidos especificamente para fornecimento de energia e projetados em conjunto com algoritmos de software altamente avançados para ganhos significativos na eficiência energética de veículos.

O portfólio de tecnologias da Silicon Mobility ampliará o alcance da Intel no veículo para além da computação de alto desempenho em dispositivos de energia inteligentes e programáveis. A aquisição está sujeita às aprovações necessárias.

A nova família de SoCs de SDV aprimorados por IA atende a uma necessidade crítica do setor de escalabilidade de energia e desempenho. A família de SoCs conta com recursos de aceleração de IA do roteiro do PC de IA da Intel para possibilitar os casos de uso de IA no veículo mais desejávels, como o monitoramento de motoristas e passageiros.

Uma demonstração mostrou 12 cargas de trabalho avançadas, incluindo IA generativa, e-mirrors, chamada de videoconferência de alta definição e jogos de PC, executadas simultaneamente em vários sistemas operacionais, incluindo casos de uso crítico misto. A demonstração mostra como as montadoras podem consolidar a arquitetura da unidade de controle eletrônico (ECU) legada para melhorar a eficiência, a capacidade de gerenciamento e a escalabilidade – tudo isso enquanto integram suas próprias soluções personalizadas e aplicativos de IA.

"Os SoCs de SDV aprimorados por IA da Intel combinam o melhor dos PCs de IA e das tecnologias de data center da Intel necessárias para suportar uma verdadeira arquitetura de veículo definida por software", disse Weast.

A marca Zeekr da Geely será a primeira OEM a usar a nova família de SoCs de SDV da Intel. Andy An, presidente do Geely Holding Group e CEO da Zeekr Intelligent Technology, explicou como a compatibilidade avançada em sistemas Intel combinados com a aceleração de Intel AI permitirá que a Zeekr amplie e aprimore continuamente os serviços de atualização para permitir experiências de última geração que os clientes exigem, como assistentes de voz generativos baseados em IA.

Padrões abertos fundamentais para o sucesso da indústria

Para acelerar uma transição mais rápida e suave para EVs e um SDV sustentável, a Intel e a SAE International anunciaram um comitê para fornecer um padrão automotivo para o Gerenciamento de energia da plataforma de veículos (J3311). A Intel presidirá o comitê.
Inspirado em técnicas comprovadas de gerenciamento de energia no padrão ACPI do setor de PC, o novo padrão SAE acelerará o progresso adotando e aprimorando conceitos avançados de gerenciamento de energia do setor de PCs, ajudando todos os EVs a se tornarem mais eficientes em termos energéticos e sustentáveis.

O comitê de padrões atualmente inclui a representação industrial de Stellantis, HERE e Monolithic Power Systems (MPS). A comissão está aberta à participação adicional do setor, com o objetivo de fornecer o primeiro projeto de padrão dentro de 12 a 18 meses.

A Intel também anunciou sua intenção de trabalhar com a R&D hub imec para garantir que as tecnologias avançadas de empacotamento de chiplets da Intel atendam aos rigorosos requisitos de qualidade e confiabilidade necessários para casos de uso automotivo.

A medida ressalta o compromisso de ser a primeira fornecedora automotiva a apoiar a integração de chiplets de terceiros em seus produtos automotivos. Isso oferece aos OEMs a liberdade e a escolha de incorporar um chiplet personalizado em um produto de roteiro Intel a uma fração do custo de um SoC totalmente personalizado. A capacidade de misturar e combinar chiplets elimina ainda mais o risco de bloqueio do fornecedor e promove uma arquitetura mais escalável definida por software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.