Nokia confirma Windows Phone como sua principal plataforma

0

A Nokia confirmou a expectativa do mercado e anunciou oficialmente nesta setxa-feira, 11, a ampliação da sua aliança com a Microsoft, que culminará com a adoção do Windows Phone como o principal sistema operacional dos seus smartphones.
"O jogo mudou. Agora há uma guerra de ecossistemas. E nós deveríamos estar liderando esse processo", disse o CEO da Nokia, Stephen Elop, durante o anúncio. A meta é unir a experiência da Nokia em hardware de telefones móveis e a expertise da Microsoft em software para dar suporte a um novo ecossistema móvel capaz de concorrer de igual para igual com o iPhone, da Apple, e o Android, da Google.
Elop contou que a empresa chegou a estudar a adoção do Android, mas a descartou porque percebeu que nela não conseguiria se diferenciar tanto dos demais concorrentes. A possibilidade de se focar no MeeGo, por sua vez, tampouco valia a pena, pois seria difícil construir sozinha um ecossistema novo. É importante destacar que a Nokia não será uma mera OEM com Windows Phone, mas participará ativamente do desenvolvimento futuro da plataforma, agregando sua expertise em imagem e design de hardware e contribuindo para expandir o uso do sistema a outras faixas de preço e novos mercados. Ainda não há previsão de quando será lançado o primeiro smartphone da Nokia com Windows Phone 7.
Como parte da aliança com a Microsoft, o Bing será a principal ferramenta de busca nos smartphones da Nokia e o Microsoft adCenter ficará responsável pela parte de mobile advertising. Em contrapartida, o Nokia Maps será usado para serviços de localização da Microsoft e será integrado ao Bing e ao Microsoft adCenter. Outro benefício trazido pela Nokia ao Windows Phone são seus acordos de billing com operadoras, o que é útil em mercados com baixa penetração de cartão de crédito. A Ovi Store será integrada ao Windows Marketplace e as ferramentas de desenvolvimento da Nokia serão adaptadas para trabalhar com o Windows Phone.
A aliança entre Nokia e Microsoft não é exclusiva. O Windows Phone 7 continuará sendo oferecido a outros fabricantes de aparelhos. "Nossa prioridade é o sucesso do ecossistema do Windows Phone e isso inclui a adoção do sistema por nossos concorrentes", disse Elop. Perguntado se a Nokia pagará licença para uso da plataforma, o CEO da Nokia deu a entender que sim, mas fez questão de ressaltar que o negócio firmado com a Microsoft é bem mais amplo e leva em conta benefícios agregados pela Nokia ao Windows Phone 7.
Em razão da mudança estratégica, a Nokia prefere não traçar projeções financeiras para 2011. A empresa entende que os próximos 24 meses serão uma fase de transição. Depois disso, espera voltar a crescer acima da média do mercado e ter uma margem operacional superior a 10%.
Symbian e MeeGo
Os sistemas Symbian e MeeGo, por sua vez, não desaparecerão da noite para o dia. A Nokia espera ainda vender 150 milhões de unidades de Symbian nos próximos anos, enquanto o MeeGo permanecerá como um projeto de OS aberto e servirá como protótipo para o estudo de futuras plataformas no longo prazo. Está mantido o plano de lançar um aparelho MeeGo este ano.
Histórico
A Nokia é a líder no mercado de telefonia móvel em quantidade de aparelhos vendidos, mas vem perdendo market share trimestre a trimestre nos últimos dois anos. No segmento de smartphones, a empresa sofre com a concorrência de sistemas operacionais que ofereceram melhor experiência para o consumidor e maior variedade de aplicativos, como o iPhone e os aparelhos Android. No segmento low end, a concorrência vem de OEMs chinesas, com preços cada vez mais agressivos.
No ano passado, em um sinal de que novidades estariam a caminho na estratégia da Nokia, a gigante finlandesa trocou seu comando, convidando Elop para ser seu novo CEO. O executivo veio da Microsoft, o que logo suscitou rumores de que a Nokia poderia estreitar sua relação com a companhia de Bill Gates. Para muitos analistas, a aliança será positiva para as duas empresas: a Nokia precisava mesmo de um novo OS e a Microsoft queria dar escala à sua plataforma móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.