A área de saúde na velocidade das informações

0

A informação digital está mudando drasticamente o modo como interagimos pessoalmente e conduzimos os negócios.  Estamos sempre conectados a mais de um dispositivo. Além disso, podemos rapidamente acessar dados ao redor do mundo.  Quando se trata da área de saúde, somos tanto pacientes quanto consumidores de informações.

E há muito a ser consumido.  Conforme os dados referentes à área da saúde continuam a crescer 48% ao ano, as organizações também são desafiadas pelas novas expectativas dos pacientes que vivem nesse mundo sempre pronto e imediato.

Em uma pesquisa recente da Vanson Bourne, sobre 236 líderes globais na área de saúde, 89% dos responsáveis pelos cuidados com saúde dizem que a tecnologia já mudou as expectativas dos pacientes.

Segundo o estudo, os pacientes querem acesso mais rápido aos serviços, experiências personalizadas, conectividade e acesso 24 horas por dia, sete dias por semana e acesso em vários dispositivos.  Tudo isso significa que desejamos o atendimento à saúde na velocidade do agora, de modo imediato, acesso total e tratamento de qualidade, em qualquer lugar, a qualquer hora.

Para atender às necessidades da geração das informações e manter o ritmo com essa mentalidade digital, os líderes na área de saúde concordam que é preciso oferecer cinco prioridades de negócios para ficarem à frente da competição:

  1. Identificar antecipadamente novas oportunidades
  2. Demonstrar transparência e confiança
  3. Inovar de maneira ágil
  4. Proporcionar experiências únicas e personalizadas
  5. Operar em tempo real

Imagine a função essencial dessas prioridades em um ambiente da área de saúde para iniciativas como gerenciamento de saúde da população, tratamentos com base em valor, pesquisa clínica, telemedicina, genômica e atendimento domiciliar. Mesmo assim, hoje, muitas organizações da área de saúde estão apenas começando a lidar bem com essas prioridades de negócios ou aplicá-las em toda a empresa.

Líderes na área de saúde também identificaram as principais tendências em tecnologia que impactarão a oferta de serviços dessa área no futuro, incluindo:

  • Lógica analítica de big data
  • Automatização
  • Segurança cibernética
  • Comunidades inteligentes
  • Nuvem híbrida

Para ajudar a adotar essa mentalidade digital em toda a empresa, trabalhamos lado a lado com organizações na área de saúde, no mundo todo, com o objetivo de simplificar suas infraestruturas de TI de saúde, reduzir custos e inovar mais rapidamente. Para levar adiante as iniciativas de tratamentos com base em valor, também ajudamos os responsáveis pela área da saúde a aproveitarem a lógica analítica preditiva em casos de uso clínico, financeiro e operacional, juntamente com a melhora da segurança e de disponibilização das informações dos pacientes.

Essas soluções ajudam a acelerar a colaboração no tratamento contínuo e a capacitar hospitais e sistemas de saúde para transformar a TI nessa área, gerando melhorias reais no bom desempenho operacional, resultados clínicos, conformidade regulamentar e envolvimento do paciente.

Como exemplo, a eHealth Saskatchewan implementou soluções na nuvem híbrida da empresa e computação de usuário final e já pode ver o impacto de seus investimentos em tecnologia.

No Brasil, o mercado de saúde tem características diferentes de outros países. Como exemplo, nos Estados Unidos a fatia da população que depende exclusivamente de serviços públicos é em torno de 20%. No Brasil, entre 70% e 80% das pessoas dependem exclusivamente do SUS. Nos Estados Unidos, cerca de 10% da população não tem nenhum seguro de saúde (nem mesmo público). Já no Brasil, mesmo quem tem plano privado é protegido pelo SUS, o que o torna o maior banco centralizado de registros de pacientes no mundo."

Comparando os mesmos países, o mercado privado de saúde nos EUA é atendido por cerca de 450 provedores. No Brasil, esse número salta para mais de 1300, e isso é um desafio em particular devido à fragmentação. Essa fragmentação também se reflete na TI. É comum encontrarmos hospitais com vários sistemas, de vários fabricantes e que não se comunicam.

Há uma enorme dificuldade nos hospitais em consolidar dados de diferentes padrões, formatos e estruturas, desde bancos de dados tradicionais à imagens, para que possam tirar mais inteligência de seus dados tanto para a gestão da população, da operação do hospital e para avanços em pesquisas. Esses são pontos cruciais para os principais objetivos de todos os hospitais do século XXI: reduzir custos, atuar na prevenção e aderir ao modelo de remuneração baseado em valor.

No caso do Brasil, ainda precisamos levar em conta os impactos causados pela crise econômica que enxugou orçamentos públicos e privados na área. O impacto do câmbio (R$ e US$) foi um dos maiores, dado o fato que a enorme maioria das tecnologias dessa indústria é importada. No entanto, mesmo frente às adversidades, os provedores de saúde no Brasil não podem parar, pois o efeito da inação será ainda pior. A chave está em investir corretamente ao invés de simplesmente economizar.

Ricardo Costa, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Saúde da EMC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.