Ancorada numa base de dados de 74 milhões de nomes (4 milhões de assinantes ativos), a Abril S.A. anunciou nesta terça-feira, 11, a criação de uma nova empresa, a YouFind Solutions, cuja objetivo é oferecer consultoria para marketing e negócios utilizando soluções de análise de dados (Big Data). A informação é de Fabio Barbosa, presidente executivo do grupo, acrescentando que a nova operação vai trabalhar com a expertise e ferramentas para extrair a informação necessária para a tomada de decisão dos clientes.
O executivo explica que ela é uma evolução das atividades da Alphabase, unidade que prestava serviços de data base marketing para cerca de 300 clientes, incluindo as próprias empresas do Grupo Abril, mas terá de funcionar de forma independente, gerando lucros através dos negócios que conseguir.
De acordo com René Agostinho, CEO da YouFind, o conceito da nova empresa já vem sendo testado há seis meses, sendo que atualmente já contabiliza 5 clientes em carteira e espera que até o final do ano, um terço dos clientes da Alphabase contratem os novos serviços.
Os focos de mercado onde pretende atuar de imediato são mídia, varejo, financeiro e educação. Ela conta com uma equipe de 39 profissionais legados da Alphabase e pretende ampliar o número para 50 até o final do ano. Segundo o executivo, como ela é uma start up não tem prognósticos e números de faturamento para mostrar. ''Mas já superamos o que prevíamos para seu começo".
Ele faz questão de salientar que a YouFinds não será uma empresa de pesquisa de mercado ou de aluguel de listas, mas uma consultoria que vai ajudar o cliente com informações sobre os prospects e consumidores, para que ele tenha conhecimento detalhado do comportamento dos mesmos e também como chegar até eles. Para isso, ela pode ser valer não só de suas bases de dados próprias, mas também dos clientes, independente da tecnologia que eles utilizem, ou mesmo de uma combinação das duas.
''Não somos uma empresa de tecnologia e não vamos concorrer com consultorias ou empresas de software. O que constatamos é que as soluções de marketing atuais aplicadas na mídia e no varejo, por exemplo, já não funcionam mais. O negócio está exaurido", salienta.
Na sua visão, o Big Data – Analytics deixará de ser uma tendência para se tornar uma realidade quando as empresas realmente tiverem os recursos necessários para transformar dados em resultados concretos em seus negócios, seja ao definir onde irão implantar seu novo ponto de venda, que preços irão praticar naquela região, como captar e reter clientes, como resolver um gargalo logístico, otimizar custos e processo ou até testar se seu novo produto terá boa aceitação entre os consumidores. Segundo pesquisas do Gartner, 64% das empresas estão investindo em tecnologia de Big Data.
Partindo dessas premissas, a You Find também vai ajudar seus clientes a operacionalizar as estratégias e projetos que forem definidos. Ela está colocando uma RFP (request for proposal) no mercado para adquirir uma ferramenta de gerenciamento de campanhas, em com isso implementar as ações junto ao mercado.
Ela também não pretende atuar só no mercado de grandes empresas. ''Um candidato natural para essa iniciativa são as PMEs, que tem poucos recursos para abordar o mercado de forma mais assertiva. Vamos transformar as informações obtidas através dos dados em ações'', enfatiza.