Alphabet lança spin-off Verrus, um conceito de data center construído em torno de 'microrredes' de bateria

0

Sidewalk Infrastructure Partners (SIP) – o spinout da Alphabet que se concentra na construção e apoio de novas abordagens para problemas complicados de infraestrutura em áreas como energia, banda larga e gerenciamento de resíduos – lançou seu projeto mais recente, um novo conceito para gerenciamento de energia de data center mais flexível chamado Verrus, informou o site TechCrunch.

A Verrus incorpora "microrredes" baseadas em baterias avançadas de alta potência com software para compreender e alocar energia para tarefas e aplicações específicas, e foi projetada para enfrentar alguns dos desafios de energia apresentados pelas necessidades da computação moderna. Isso inclui picos de uso da computação em nuvem e projetos maiores — como treinamento em IA — que poderiam ser agrupados em lotes distribuídos em intervalos de tempo onde há menos demanda.

Jonathan Winer, cofundador e co-CEO da SIP, disse à TechCrunch que os três primeiros data centers projetados usando a arquitetura da Verrus provavelmente estarão localizados no Arizona, Califórnia e Massachusetts.

O objetivo é tê-los operacionais em 2026 ou 2027. Ainda não há clientes assinados, embora Winer tenha dito que vários "hiperscalers" – um dos quais, a Alphabet, continua sendo o principal apoiador do SIP depois de distribuí-lo por vários anos. atrás – demonstraram interesse no projeto para quando ele estiver online e provavelmente se tornaria um de seus segmentos-alvo na busca de investimento. (Juntamente com o novo negócio, a SIP também está lançando a Iniciativa de Flexibilidade do Data Center para reunir partes interessadas como empresas de energia, gigantes da tecnologia e reguladores.)

Winer descreveu Verrus como tendo "ambições em escala de gigawatts". Um data center que atenda a essa escala, estimou ele, poderia custar US$ 1 bilhão para ser montado, sendo necessários centenas de milhões de dólares de capital para colocá-lo em operação. É provável que isso só aconteça depois que a construção começar e os clientes começarem a se inscrever, disse ele. Além da Alphabet, outros que apoiam o SIP atualmente incluem Ontario Teachers' e StepStone.

Disse ainda que a SIP vem desenvolvendo o projeto em modo secreto há quase dois anos, e que foi um desdobramento de outras pesquisas que vinha fazendo na gestão da rede elétrica, juntamente com o trabalho da SIP com empresas focadas na mudança de carga para melhor gerenciar consumo de energia. Observando a pressão que os data centers em particular exercem sobre a rede elétrica, o SIP voltou sua atenção para os próprios data centers.

A explosão da computação em nuvem e dos cálculos de dados de IA apresenta "um verdadeiro desafio na rede", disse ele, e normalmente os data centers estão lotados. "Para adicionar o que precisaremos, tanto do desafio da IA ??quanto apenas da computação em nuvem em geral, será necessária uma nova abordagem para o gerenciamento de energia", observou ele. A simples construção de mais data centers, sejam eles administrados por operadores de data centers terceirizados ou pelos próprios hiperscaladores, não acompanhará a demanda.

Hoje, a energia extra vem de geradores a diesel e do uso de sistemas elétricos redundantes dentro dos próprios data centers. A proposta da Verrus é usar o que Winer chama de "microrrede" que incluirá uma bateria de alta capacidade, o que significará que será mais flexível distribuir energia para áreas específicas ou mesmo projetos dentro de um data center.

Por sua vez, isto significa que um trabalho de formação em IA, por exemplo, poderia efetivamente ser pausado, agrupado e executado num momento diferente, em comparação, por exemplo, com um serviço empresarial na nuvem que pode exigir uma resposta à procura de "cinco noves".

Na opinião do SIP, simplesmente adicionar mais centros de dados – que tem sido a abordagem até agora – não é uma abordagem sustentável a longo prazo.

"O desafio de adicionar data centers à rede não são os 340 dias por ano em que a rede não está no limite máximo. A rede fica muito feliz em fornecer energia nos dias em que não está em sua capacidade", disse ele. "O verdadeiro desafio são os 20 dias por ano em que, durante algumas horas por dia, eles não conseguem atender a carga." Um sistema flexível de gestão de energia permitiria o que ele descreveu como "ilhas" no data center durante esse horário.

A abordagem que a Verrus se propõe sublinha como a utilização e o consumo de energia continuam a evoluir no mundo tecnológico, mas também como a energia continua a ser uma questão persistente, dispendiosa e, em última análise, intensiva em recursos, que necessita de tanto foco e inovação como o software e o hardware. que dependem dele para evoluir.

A Verrus não é a única empresa de tecnologia que está pensando em como construir e usar uma arquitetura de bateria de supercapacidade para gerenciar a distribuição de eletricidade. A Instagrid , uma startup da Alemanha, levantou recentemente financiamento para sua startup, construindo baterias para ajudar os usuários no gerenciamento de energia em casos de uso onde eles estão completamente fora da rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.