Bain divulga 7 passos para implementar métricas que realmente traduzem o desempenho das empresas

0

A tecnologia é hoje um acelerador indispensável da estratégia na busca contínua das empresas por resultados, vantagens competitivas e inovações. No entanto, ao exigir alta produtividade, algumas companhias incentivam comportamentos inadequados com o uso de métricas e premissas que negligenciam fatores críticos.

Na visão de Mariana Zaparolli, sócia associada da Bain & Company e especialista em modelos operacionais ágeis, medir é apenas uma parte do trabalho. "O que forma a utilização efetiva da medição é a compreensão dos conceitos das métricas, que são utilizadas como base para conversas de elevação de patamar, identificação de boas práticas e avaliação de riscos. Determinar essas alavancas usando as métricas como sensores é essencial para a implementação de planos de ação adequados que resultarão em melhorias reais e concretas na produtividade", explica a executiva.

O primeiro passo é avaliar as perspectivas do cliente e da saúde do negócio, correlacionando com a visão de produto e serviço. Na ótica dos clientes, o foco deve ser acompanhar o nível de engajamento e satisfação com a oferta atual da organização. Em relação às métricas da saúde do negócio, deve-se garantir que a companhia está financeiramente saudável e evoluindo na sua estratégia. Por fim, é necessário compreender como as ofertas de produtos e serviços disponibilizadas pela empresa impactam a experiência do cliente e compõem os resultados de negócio.

Na sequência, os pilares de eficiência e qualidade ajudam a entender como gerar um ritmo esperado de trabalho para reduzir desperdícios e atuar naquilo que restringe a capacidade de produção, mantendo os custos em níveis adequados. A velocidade da cadeia produtiva em si deve ser observada, mas não de forma isolada – ela compõe uma visão importante para entender onde estão as oportunidades de otimização e deve ser interpretada com outros sensores para a correta compreensão do comportamento sistêmico da organização.

Um bom exemplo é o sensor de eficiência operacional, que indica a relação entre a métrica principal do negócio e o custo para operacionalizá-la. Outros sensores ajudam a visualizar o tempo de reação da organização para entregar uma solução a uma oportunidade identificada e também onde estão se acumulando as esperas na cadeia produtiva. A combinação desses sensores com os de automação formam um arcabouço muito poderoso de gestão da eficiência.

Em complemento, os pilares de cultura e proficiência técnica determinam a fundação necessária para a eficiência e qualidade. Estruturas estáveis, diversas, autônomas e independentes são capazes de alavancar e produzir resultados excepcionais. Uma equipe na qual existe estabilidade dos membros gera até 20% menos defeitos do que uma sem essa característica. Quando um time é estável e dedicado, sua vazão é até duas vezes maior e com até 30% menos defeitos. Além disso, grupos diversos são quatro vezes mais propensos a serem criativos e desafiar o status quo.

Nesse sentido, os sensores de turnover (voluntário e involuntário) e rotatividade somados a ferramentas de diagnósticos de satisfação e engajamento dos times, como Pulse Check e e-NPS ajudam a dar visibilidade de como os times percebem a cultura e o ambiente de trabalho.

As organizações buscam uma visão correta de sua produtividade para compreender qual é o balanço entre investimentos internos, dimensionamento de equipes e recursos e o resultado capturado, além de identificar pontos de gargalo que podem ser tratados para ampliar sua capacidade de entregar valor aos clientes e negócios. Para isso, é necessário acompanhar o impacto das entregas para os clientes e sua percepção sobre as experiências proporcionadas, bem como observar a saúde do negócio e o ambiente, que deve permitir que os profissionais atuem em seu mais alto potencial. Nesse quesito, é recomendável que sejam aplicados sensores em cinco dimensões (impacto, eficiência, qualidade, cultura e proficiência técnica) e em quatro níveis de agregação (organização, unidades de negócio, times e indivíduos) para compreender a produtividade.

Diante de tantas informações, é natural que os gestores se questionem por onde começar. Por isso, a Bain selecionou 7 passos para começar a mensurar corretamente o desempenho das companhias:

Defina as problemáticas que estão impactando o momento da sua organização;

Escolha os sensores que vão auxiliar no entendimento das causas e efeitos;

Inicie ciclos curtos (quinzenais ou mensais) de acompanhamento desses sensores para identificar pontos de oportunidade;

Defina ambições de melhoria, responsabilidades e suporte à organização nesse caminho;

Construa um espaço seguro para discussão dos problemas e estimule a transparência;

Incorpore a gestão de métricas e indicadores no sistema de gestão da organização em todos os níveis – os núcleos de execução devem conhecer sua produtividade e trabalhar para melhorá-la;

Garanta que o sistema de incentivos incorpore visões coletivas sem deixar de enxergar as individualidades.

A abordagem proposta vai direcionar os esforços da organização para solução das problemáticas existentes, inserindo os sensores necessários para realizar ações efetivas. Desta maneira, a organização pode usufruir das melhorias mais rapidamente, e de forma incremental. Evoluir na construção desta gestão por métricas e com diálogos permite levar realidade e contexto à tona, alcançando resultados e também reforçando a confiança dos funcionários ao longo do caminho. Por fim, esses avanços promovem a instrumentação para que as áreas e times ampliem sua responsabilidade nas melhorias daquilo que limita a capacidade organizacional de produzir. O envolvimento de todos os níveis da organização no entendimento e avanço da sua produtividade é um catalisador de resultados de negócio e da satisfação dos funcionários, que faz a empresa prosperar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.