O Banco Santander escolheu o Oracle Exadata Database Machine para ajudar a resolver uma série de desafios de convergência de dados após a recente aquisição do Banco Real.
Os desafios iam desde o crescimento do volume de dados e aumento nas demandas de processamento, até a total falta de espaço para expansão do datacenter e demorados processos em lotes que afetavam negativamente aspectos como riscos, custos, funções analíticas de clientes e receita.
Segundo o Santander, a migração para o Oracle Exadata resultou na consolidação dos servidores, redução de despesas com infraestrutura, aprimoramento da manutenção dos sistemas e aceleração dos processos cruciais no data warehouse de contas dos clientes, contas a receber, contas corporativas, controladoria e outras áreas.
A Oracle Consulting ofereceu suporte à Produban, divisão de serviços do Banco Santander, produziu os blueprints (plantas) e mapas de arquitetura durante a fase de planejamento do projeto. Com um plano claro e abrangente em ação, o Banco Santander (Brasil) migrou 25 ambientes críticos com sucesso para o Oracle Exadata em menos de dois meses.
Uma das partes vitais da implementação foram os testes executados pela Isban, divisão de desenvolvimento de sistemas do Banco Santander, que trabalhou com afinco em conjunto com a Oracle para testar e implementar o novo sistema antes do previsto.
A operação e o gerenciamento do sistema de produção são realizados pela Oracle Advanced Customer Services, garantindo o desempenho ideal por meio de Exadata Service Packages personalizados, de modo ininterrupto (24×7).
Além disso, o Banco Santander conta com os serviços da Oracle University do Brasil e está investindo no treinamento completo de seus profissionais no Exadata, assegurando a otimização e o uso adequado da nova plataforma implementada, que será gerenciada por profissionais certificados e experientes.
"As melhoras no desempenho e os benefícios comerciais ultrapassaram nossas mais elevadas expectativas. Estamos trabalhando com a Oracle Consulting na análise de outras áreas em que não só poderemos otimizar a plataforma em uso, como também aproveitar e expandir o sistema Oracle Exadata para consolidar, reduzir custos, diminuir o tempo dos ciclos de outros processos importantes e agregar mais valor aos negócios", declara Manoel Arthur Vaz, superintendente executivo do Produban.
Principais Resultados
De acordo com o Santander, com a mudança para o Oracle Exadata o Banco alcançou:
• Melhoria de oito vezes no desempenho de dezenas de transações, proporcionando aos usuários empresariais acesso mais rápido aos dados e a capacidade de transformar os processos.
• Compactação de até dez vezes do volume de dados (média de três vezes), resultando em reduções expressivas nos custos de armazenamento e backup.
• Consolidação de vários servidores no Oracle Exadata, reduzindo o consumo de recursos dos servidores, de energia e espaço físico, bem como as despesas de manutenção.
• Mudança de algumas rotinas empresariais, de execução semanal para diária, aumentando consideravelmente a competitividade.
• Melhoria de dez vezes no tempo de execução de backups (redução de 20 para duas horas).
• Diante dos resultados obtidos com a implementação do Oracle Exadata no Santander, a instituição padronizou os produtos em âmbito global usando a plataforma para processamento de dados.
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